ELEIÇÕES 2024

Datafolha em Fortaleza: André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) sobem 9 pontos e embolam disputa

Capitão Wagner (União Brasil) perdeu seis pontos e José Sarto (PDT) desceu cinco; confira os números

Créditos: ME/Portal da Copa/Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13) mostra variações importantes em relação ao último levantamento do instituto, realizado em 20 e 21 de agosto.

O deputado federal André Fernandes (PL) subiu nove pontos e agora lidera numericamente com 25%. Logo em seguida está o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), que perdeu seis pontos e tem 23%. Ambos estão em situação de empate técnico, conforme a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência vem o deputado estadual Evandro Leitão (PT), que ganhou nove pontos percentuais e está com 19%, empatado tecnicamente com Wagner e no limite da margem de erro com Fernandes, embora o Datafolha não considere empate técnico neste caso por conta da improbabilidade estatística.

O prefeito José Sarto (PDT) perdeu cinco pontos e está com 18%. O senador Eduardo Girão (Novo) perdeu três pontos e chega a 2%, empatado tecnicamente com Técio Nunes (PSOL), com 1%. Zé Batista (PSTU), George Lima (Solidariedade) e Chico Malta (PCB) não pontuaram.

Votos em branco, nulos e nenhum somam 7% e dizem não saber em quem vão votar 3% dos entrevistados.

Pesquisa espontânea e rejeição

Na pesquisa de intenção de voto espontânea, quando não são mencionados os nomes dos candidatos, André Fernandes tem 16%, com José Sarto e Capitão Wagner chegando a 12% e Evandro Leitão aparecendo com 11%.

Outras respostas somam 7% e votos em branco e nulos ou que não escolheram nenhum alcançam 4%. Indecisos são 38%.

Em termos de rejeição, José Sarto tem 38%, seguido por Capitão Wagner, 32%; Evandro Leitão, 29%; André Fernandes, 28%; Eduardo Girão, 18%; Zé Batista, 15%; Técio Nunes, 14%; Chico Malta, 13%, e George Lima, 13%.

A pesquisa Datafolha ouviu 826 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro e a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou pra menos. A sondagem foi contratada pelo jornal O Povo, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-07203/2024.