Segundo um novo índice desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) NetLab, as maiores redes sociais do mundo não atingem o nível ideal de transparência de dados, o que representa um desafio para pesquisadores e profissionais que investigam o potencial de dado dessas plataformas.
As principais redes avaliadas pelo estudo foram o Google, a Meta, o TikTok, a Kwai, o Telegram, o LinkedIn, o Pinterest e o X/Twitter. Cada uma conta com de 22 milhões a 144 milhões de usuários, segundo o levantamento.
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Com base em 40 parâmetros, o Índice de Transparência Digital (ITD) avaliou critérios como acessibilidade, conformidade, completude, consistência, relevância e atualidade, destacando a escassez de transparência nos dados das redes sociais e alguns pontos foram observados nas plataformas analisadas:
Transparência: Nenhuma plataforma atingiu o nível ideal
YouTube: A única com marca satisfatória, mas com inconsistências, limitações de dados e falta de metadados.
CrowdTangle: A ferramenta da Meta foi descontinuada, afetando a avaliação de Facebook e Instagram.
TikTok e Kwai: Plataformas mais limitadas em termos de dados.
WhatsApp: Classificação como rede social é questionável, especialmente após as últimas atualizações.
“Não há um repositório para acesso e coleta de dados sobre anúncios do X/Twitter no Brasil”, diz um trecho do documento.
Em outro índice do Netlab, o Índice de Transparência de Publicidade (ITP), todas as empresas avaliadas ficaram em níveis insatisfatórios no teste. De acordo com o laboratório, o índice, que mede a clareza e a honestidade na publicidade, revelou que muitas big techs sequer alcançaram o nível mínimo de transparência, obtendo nota zero.
Para acessar o estudo completo do NetLab na íntegra, clique nos seguintes links: ITD e ITP.