CASO MARIELLE

Marielle: celebridades repercutem prisão de supostos mandantes do assassinato

Artistas brasileiros escrevem mensagens nas redes sociais e falam sobre esperança após seis anos sem respostas

Camila Pitanga, Bruno Gagliasso e Dira Paes.Créditos: Wikimedia Commons e Reproduçãi/Instagram
Escrito en CULTURA el

A operação Murder, Inc., deflagrada neste domingo (24) pela Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República e Ministério Público do Rio de Janeiro, resultou na prisão dos irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão, apontados como mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. O delegado Rivaldo Barbosa também foi preso, sob suspeita de obstruir as investigações.

A repercussão do caso foi imediata nas redes sociais, com diversas autoridades e figuras públicas comentando sobre o caso. Artistas e ativistas comemoraram o desdobramento, que se dá após seis anos sem respostas, e falam em esperança e justiça.

Veja o que cada um disse a seguir:

Felipe Neto, influenciador: "Quanto mais a gente se aprofunda no assassinato de Marielle e Anderson, mais a gente descobre q o estado do Rio de Janeiro se tornou um poder paralelo. O aparelhamento do Estado é completo. Envolve milícias, tráfico, governo, secretarias, empresários e culmina numa manipulação do povo q impede q um governador não-corrupto seja eleito, principalmente nas cidades controladas pelo crime organizado (que são muitas). Todos os governadores eleitos, desde 1998, foram presos, exceto Benedita da Silva (que era vice) e o vice do Pezão q ficou no poder 1 mês. Cláudio Castro está no “tic tac”. Mas essas prisões em nada serviram para mudar os rumos do RJ. Marielle foi um dos grandes pilares da resistência que derrubou o bolsonarismo do planalto. E hoje ela é a esperança do Rio de Janeiro para que esse Estado expurgue a máfia extremamente poderosa que o controla. Que essa investigação da podridão nos poderes fluminenses desperte o Brasil para realmente ir a fundo no que acontece nesse Estado. Marielle, presente!".

Dira Paes, atriz: "Há seis anos o Brasil esperava pela resposta de quem mandou matar Marielle e Anderson. Hoje temos a esperança que a justiça seja feita e que isso seja um basta à impunidade. Direciono todo meu carinho nesse momento à família e amigos de Marielle e Anderson, que sofreram e sofrem essa perda tão cruel há 2.202 dias".

Camila Pitanga, atriz: "Coração fica um pouco mais leve por saber que as autoridades, enfim, nos dão respostas para esse crime bárbaro. Justiça por Marielle e Anderson"

José de Abreu, ator: "Finalmente presos os mandantes dos assassinatos de Marielle e Anderson. Rivaldo Barbosa, se fazia de amigo de Marielle. Disse à mãe que descobrir os assassinos era questão de honra. Canalha!”

A atriz Cissa Guimarães compartilhou uma foto e a hashtag Marielle Presente, assim como o ator Bruno Gagliasso.

Crédito: Reprodução

Margareth Menezes, cantora e Ministra da Cultura: “Marielle Franco e Anderson Gomes, duas vítimas que a violência política trouxe para o ambiente político do Brasil. A importância dessas prisões é o começo de uma resposta de que o crime não pode passar impune para que a violência não prospere e a democracia não enfraqueça”