GAZA

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo em Gaza mesmo com abstenção dos EUA - Por Heba Ayyad

Os países eleitos distribuíram o projeto de resolução após o fracasso do projeto estadunidense, que foi derrubado por um duplo veto russo-chinês

Créditos: Reprodução/Wafa - Agência de Notícias Palestina
Por
Escrito en DEBATES el

O Conselho de Segurança da ONU adotou um projeto de resolução sobre um cessar-fogo em Gaza, com uma maioria de 14 votos e a abstenção dos Estados Unidos, apresentado pelo grupo de dez países eleitos para membros não permanentes do Conselho de Segurança. Os dez países são Argélia, Eslovênia, Suíça, Serra Leoa, Guiana, Malta, Moçambique, Equador, Japão e Coreia do Sul.

Os países eleitos distribuíram o projeto de resolução após o fracasso do projeto estadunidense, que foi derrubado por um duplo veto russo-chinês na manhã da última sexta-feira. A exigência de um cessar-fogo imediato tornou-se um denominador comum entre todos os membros do Conselho de Segurança, exceto os Estados Unidos, que ainda insistem na falta de clareza sobre a questão da exigência de um cessar-fogo imediato, o que levou os dez países a avançarem para a elaboração de um simples projeto de resolução que se centra em três pontos: um cessar-fogo de tiroteios, libertação de reféns e facilitação e multiplicação da entrega de ajuda humanitária.

Membros eleitos do Conselho de Segurança: O que está acontecendo em Gaza ameaça a paz e a segurança internacionais e, portanto, os dez países decidiram apresentar este projeto de resolução.

A pedido do delegado russo, Vassaly Nebenzia, o Conselho de Segurança observou um minuto de silêncio para homenagear as vítimas do grave crime a que Moscou foi recentemente submetida.

O embaixador de Moçambique, Pedro Comisario Alfonso, falou antes da votação em nome dos dez membros do Conselho de Segurança. Disse em seu discurso que o que está acontecendo em Gaza ameaça a paz e a segurança internacional e, portanto, os dez países decidiram apresentar este projeto de resolução.

Disse que a responsabilidade de proteger a paz e a segurança internacional é de todos os membros do Conselho e que os dez países continuaram a apoiar um cessar-fogo imediato. O projeto de resolução exige um cessar-fogo imediato e também exige a libertação de reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária sem restrições. Estas são as posições dos dez países que adotaram o método de consultas de boa-fé para chegar a um texto que aborde a situação em Gaza. Assim como o projeto de resolução apela à adesão às decisões anteriores do Conselho, os dez países apelam a todos os países para que votem a favor deste projeto de resolução.

O Representante Permanente da Rússia criticou a linguagem fraca no primeiro parágrafo: "Deveria ter incluído a palavra 'permanente'. Tememos que Israel retome as operações após o Ramadã". O embaixador solicitou uma alteração ao texto acrescentando a palavra “permanente” após o cessar-fogo no primeiro parágrafo. A emenda foi votada e os Estados Unidos vetaram a emenda. Apenas a Argélia, a Rússia e a China votaram a favor da alteração, e 11 países optaram por votar “abstenção”.

Houve 14 votos positivos, enquanto os Estados Unidos votaram “abstenção”. Assim, o projeto de resolução foi adotado como uma nova resolução.

Em seguida, o embaixador argelino, Ammar Ben Jemaa, falou e agradeceu a todos os delegados que votaram a favor do projeto de resolução e disse que o povo palestino foi submetido a um massacre durante cinco meses. “Esta é uma mensagem que diz ao povo palestino que não o abandonamos e não esquecemos o seu sofrimento.” Ele enfatizou a importância de um cessar-fogo imediato, “e a Argélia retornará ao Conselho, com base nas instruções do Presidente da República, para garantir que a Palestina seja um estado normal”.

Segue o texto do projeto de resolução:

O Conselho de Segurança, guiados pelos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, recordando todas as decisões tomadas a esse respeito relacionadas com a situação no Oriente Médio, incluindo a questão da Palestina,

Reiterando a exigência de que todas as partes cumpram suas obrigações conforme o direito internacional, incluindo o direito internacional humanitário e o direito internacional dos direitos humanos, e denunciando, a esse respeito, todos os ataques a civis e bens civis, bem como todos os atos de violência e hostilidades dirigidos contra civis, e todos os atos de terrorismo, recordando que a tomada de reféns é proibida pelo direito internacional;

Expressando profunda preocupação com a catastrófica situação humanitária na Faixa de Gaza,

Reconhecendo os esforços diplomáticos em curso do Catar, do Egito e dos Estados Unidos, com o objetivo de conseguir a cessação das hostilidades, a libertação de reféns e o aumento do fornecimento e distribuição de ajuda humanitária,

1. Exige um cessar-fogo imediato durante o mês do Ramadã, respeitado por todas as partes, conduzindo a um cessar-fogo permanente e sustentável, e exige também a libertação imediata e incondicional de todos os reféns, bem como garante a chegada de ajuda humanitária para atender às suas necessidades médicas e outras necessidades humanitárias, e também exige que as partes cumpram suas obrigações conforme o direito internacional em relação a todas as pessoas que detêm;

2. Enfatiza a necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária aos civis em toda a Faixa de Gaza e de melhorar sua proteção, e reitera o apelo para que todas as barreiras à prestação de assistência humanitária sejam levantadas em grande escala, em conformidade com as recomendações do direito humanitário internacional, bem como as resoluções 2712 (2023) e 2720 (2023);

3. Decide manter o assunto sob consideração ativa.

*Heba Ayyad é jornalista internacional; escritora palestina-brasileira