TRUMP

Trump solta a mão de Israel: "cometeu um grande erro"

Até o líder da extrema direita global pede pelo cessar-fogo, na contramão do bolsonarismo

Trump, um dos maiores sionistas da política dos EUA, solta a mão de IsraelCréditos: Gage Skidmore
Escrito en GLOBAL el

Em entrevista ao periódico Israel Hayom, o candidato à presidência dos EUA Donald Trump afirmou que Israel está errando ao continuar com o genocídio em Gaza.

Trump recebe dinheiro de doadores milionários evangélicos e judeus que reforçam o lobby pró-Israel dentro da política dos EUA. Contudo, ele mesmo tem repensado seu apoio a Israel na campanha militar de Gaza.

Foi durante o governo Trump em associação com Netanyahu que os EUA mudaram a embaixada do país de Tel Aviv para Jerusalém e também durante a gestão do extremista que alguns países árabes, como o Marrocos, reconheceram Israel.

Porém, o candidato à presidência dos EUA contrariou sua base parlamentar e afirmou que Israel pode perder apoio de “grande parte do mundo” por conta da operação em Gaza.

Na avaliação de Trump ao Hayom, o governo israelense “cometeu um grande erro” porque "as imagens dos seus bombardeamentos estão o prejudicando internacionalmente", afirma.

“As bombas lançadas contra os edifícios em Gaza […] o mundo inteiro está vendor. É uma imagem muito má para o mundo Eu gostaria de ligar para eles [o governo israelense] e dizer-lhes para não fazerem isso”, acrescentou.

“Devemos alcançar a paz, não podemos continuar com isto”, completou Trump.

Nesta semana, o governo Joe Biden autorizou o não-veto do cessar-fogo aprovado em resolução do Conselho de Segurança da ONU e também deixou Israel sozinho em sua missão de invadir Rafat.

Mas Netanyahu não vai parar. E quer invadir Gaza ainda durante o Ramadã.