Diplomatas são conhecidos em todo o mundo por serem as pessoas que mais prezam pelo diálogo, tentando resolver qualquer tipo de litígio entre nações sem que um confronto armado seja necessário. No entanto, não exatamente isso que se viu durante uma conferência realizada no Japão no último fim de semana.
Sob o título Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano, o evento pretendia discutir temas que, por óbvio, envolvem os países daquele continente. Mas uma treta das grandes, envolvendo porradaria, acabou roubando a cena do encontro, protagonizada pelos representantes do Marrocos e da Argélia.
Os dois países são vizinhos no Norte da África e têm uma antiga pendenga envolvendo um território chamado Saara Ocidental, também conhecido como República Saaraui. Essa porção de terras, oficialmente, ocupa praticamente metade do território do Marrocos, ao sul, mas mantém um governo autônomo, exigindo apoio da comunidade internacional para ser reconhecido como nação soberana. A Argélia, por outro lado, fomenta o movimento de independência do Saara Ocidental, inclusive com suprimentos militares, o que enfurece as autoridades marroquinas.
E a confusão, naturalmente, foi por conta disso. O representante argelino colocou uma placa sobre uma das mesas de discussão onde se lia “República Árabe Saaraui”. O gesto enfureceu o diplomata do Marrocos, que correu em direção à mesa, se jogou de peito e tentou remover o objeto. Um outro representante da Argélia, no entanto, veio por trás do colega estrangeiros e deu uma espécie de golpe de judô, o derrubando no chão, para a perplexidade de todos.
Veja a cena rocambolesca: