Em postagem na rede social Truth Social nesta sexta-feira (5), o presidente dos EUA, Donald Trump, confessou que perdeu a influência sobre a Índia.
Ele escreveu em sua rede:
Te podría interesar
"Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria. Que tenham um futuro longo e próspero juntos! Presidente Donald J. Trump", afirmou.
A fala do presidente dos EUA vem depois de uma ofensiva de Washington contra Nova Délhi nas últimas semanas no campo das tarifas.
Te podría interesar
Trump impôs uma tarifa de 50% em cima das importações indianas como instrumento para pressionar o país a se distanciar da Rússia.
Atualmente, a Índia é uma das principais compradoras de petróleo russo e tem ajudado Moscou a driblar as sanções impostas pelos EUA.
Como resposta, o primeiro-ministro Narendra Modi fez sua primeira viagem à China em seis anos, e se encontrou com o presidente chinês Xi Jinping e o russo Vladimir Putin, durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).
Logo após a reunião, realizada no último fim de semana, a China fez uma parada militar de vitória da Segunda Guerra Mundial, a maior em décadas, que contou com a presença de representantes de diferentes países, como o próprio Putin, além do presidente do Irã Masoud Pezeshkian e diplomatas de alto escalão de todo o Sul Global.
Leia: Xi Jinping lidera a marcha do Sul Global na construção de uma nova ordem mundial
Dados recentes do comércio exterior brasileiro mostram que nosso país também intensificou o comércio com a China após a intensificação das tarifas dos EUA.
Desta maneira, ao tentar atacar o bloco dos BRICS, Washington tem intensificado cada vez mais o laço entre as nações que compõem o bloco.
A publicação de Donald Trump também possui um tom de ameaça: a expectativa é que Washington intensifique as tarifas contra Nova Délhi nas próximas semanas, intensificando sua estratégia de desacoplar os países do Sul Global de laços multilaterais através da pressão econômica.