CHINA EM FOCO

Novas fábricas impulsionam o crescimento de alta qualidade na China

Potência asiática planeja instalar fábricas inteligentes por todo o país; Pequim vai adicionar mais 100 fábricas inteligentes e oficinas digitais até 2026 e Xangai planeja construir 70 fábricas inteligentes este ano

Créditos: Xinhua - Robôs exibidos em uma exposição sobre inovações científico-tecnológicas em Xangai
Escrito en GLOBAL el

O maior produtor de aço da China tem lançado uma série de robôs inteligentes em meio à transformação digital do país. O China Baowu Steel Group Corporation planejou introduzir mais de 10 mil Robôs BAO até 2026. Diferentemente de seus predecessores, os novos robôs são alimentados por plataformas inteligentes de nuvem.

Nos últimos anos, fábricas-farol, fábricas desumanizadas e fábricas inteligentes têm proliferado na potência asiática. O aumento da produtividade nessas fábricas oferece uma visão de como novas forças produtivas de qualidade estão impulsionando o crescimento de alta qualidade na segunda maior economia do mundo.

Novas fábricas, nova produtividade

Xinhua - Aptiv Electrical Centers em Xangai

Dentro de uma imensa fábrica da Aptiv Electrical Centers em Xangai, fileiras de robôs, ferramentas de máquina CNC e veículos guiados automatizados estão ocupados trabalhando. É raro ver trabalhadores humanos.

Máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado) são equipamentos avançados usados na fabricação que são controlados por programas de computado que instruem a máquina a executar cortes precisos, furos, formas e acabamentos em diversos tipos de materiais, como metal, madeira, plástico, entre outros.

A principal vantagem dessas máquinas CNC sobre as convencionais é a sua capacidade de produzir peças com alta precisão e com o mesmo padrão repetidamente, sem a necessidade de intervenção manual constante. Podem ser usadas para uma vasta gama de processos de manufatura, incluindo fresagem, torneamento, gravação, e corte a laser ou a jato d'água. Esse tipo de equipamento é fundamental para indústrias que exigem precisão e eficiência, como aeroespacial, automotiva e eletrônica.

Um sistema inteligente organiza precisamente todos os processos de produção na fábrica da Aptiv, um dos principais fornecedores globais de conectores automotivos.

Novos processos produtivos

Uma fábrica inteligente não é simplesmente a automação substituindo o trabalho humano, mas uma recriação digital de todo o processo, desde pesquisa e desenvolvimento e produção até logística e serviços pós-venda, explicou Yang Xiaoming, presidente da Aptiv China e Ásia-Pacífico.

Yang afirmou que a fábrica inteligente reduziu os custos operacionais em 30%, enquanto as vendas anuais da empresa cresceram em dígitos duplos nos últimos três anos.

Xinhua - SAIC MAXUS em Nanjing

Na fabricação tradicional de carros, os compradores muitas vezes precisam escolher entre modelos padrão. Mas a fábrica inteligente da SAIC MAXUS em Nanjing oferece serviços de personalização personalizados, ganhando o título de Fábrica-Farol concedido pelo Fórum Econômico Mundial de Davos.

Os clientes podem escolher entre milhares de configurações e personalizar seus modelos desejados em tão pouco quanto três minutos sem custos adicionais. Após fazer um pedido, eles podem acompanhar o progresso da produção em tempo real.

"Nossa fábrica em Nanjing alcançou logística inteligente e manufatura, e até nossos laços com centenas de fornecedores estão digitalmente conectados", disse Hao Jingxian, gerente geral da SAIC MAXUS. "Também somos uma fábrica transparente, com produtos exibidos aos usuários através de diferentes estágios."

Estes são resumos de como a manufatura inteligente está transformando fábricas. Até o final de 2023, a China havia incubado 421 fábricas de demonstração de nível nacional e mais de 10 mil oficinas digitais e fábricas inteligentes de nível provincial, mostraram dados oficiais.

Mais planos para fábricas inteligentes estão sendo implementados por todo o país. Pequim planeja adicionar mais 100 fábricas inteligentes e oficinas digitais até 2026. Xangai planeja construir 70 fábricas inteligentes de nível municipal este ano.

As autoridades oferecerão suporte de políticas para tornar mais de 70 por cento das novas fábricas inteligentes em demonstrações e referências, disse Zhang Ying, chefe da Comissão Municipal de Economia e Informatização de Xangai.

Nas fábricas inteligentes existentes, a eficiência de produção aumentou em média 50 por cento, enquanto os custos operacionais diminuíram 30 por cento, e o consumo de energia por unidade de valor adicionado diminuiu 13,8 por cento, disse o oficial.

Novos fatores, novo ímpeto

De robôs visíveis a dados invisíveis, fábricas inteligentes estão reunindo novos fatores de produção, injetando novo ímpeto na manufatura inteligente.

Como a primeira cidade da China a incluir a densidade de robôs nas estatísticas, Xangai viu sua densidade alcançar 426 robôs por 10 mil pessoas em empresas principais de indústrias-chave. Na Super Fábrica de Robótica STEP de Xangai, a densidade alcançou 1.080 robôs por 10 mil pessoas.

A cena de estilo ficção científica de robôs produzindo robôs tornou-se rotina lá. Robôs inteligentes montam partes de diferentes fornecedores e um robô é produzido a cada 12 minutos.

"A China tem os cenários de aplicação mais diversificados do mundo. Podemos ajudar a construir melhor a resiliência única e a competitividade da manufatura chinesa," disse Zhang Zhenkui, assistente especial do presidente da Shanghai STEP Electric Corporation.

Além dos visíveis empregados robôs, os dados invisíveis também liberam ímpeto de crescimento.

Um sistema de internet industrial da Zhijing Technology é aplicado em mais de nove mil empresas têxteis em todo o país. Ele tem as informações de operação de mais de 700 mil equipamentos têxteis.

"Fórmulas de tingimento costumavam depender principalmente da experiência pessoal de trabalhadores veteranos e dos registros nos livros, o que era demorado, árduo e propenso a erros.Hoje em dia, nossas soluções digitais podem encurtar grandemente o período de amostragem do tingimento", disse Zou Yuanjiao, chefe do departamento de marca da Zhijing Technology. "

Abraçando rapidamente a onda de inteligência, a manufatura chinesa começou a empoderar a cadeia de suprimentos global.

"A fábrica chinesa é nossa fábrica mais automatizada e inteligente do mundo," disse Yang da Aptiv China. "A indústria automotiva da China liderou a eletrificação e a transformação inteligente, e devemos tomar a iniciativa de nos adaptar à 'velocidade da China' da mobilidade inteligente e às exigências dos clientes chineses por iteração rápida de novas tecnologias."