Transfobia

Pessoas transexuais são proibidas em competições esportivas em São José dos Campos

A Câmara Municipal da cidade aprovou um projeto que exclui transexuais das atividades esportivas da região

Escrito en LGBTQIAP+ el
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).
Pessoas transexuais são proibidas em competições esportivas em São José dos Campos
Pessoas transexuais são proibidas em competições esportivas em São José dos Campos. Reprodução redes sociais

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou nesta terça-feira (14) um projeto de lei que proíbe a participação de pessoas transexuais em competições esportivas.

A aprovação do PL se deu mesmo após a Assessoria Jurídica da Câmara emitir um parecer contrário ao projeto e apontar sua inconstitucionalidade. De acordo com o órgão técnico, não cabe a uma Câmara Municipal legislar sobre tal assunto, visto que o PL possui caráter predominantemente local.

Além disso, também foi apontado pela Assessoria Jurídica da Câmara de São José dos Campos que a Constituição estabelece como fundamento da República Federal do Brasil a dignidade da pessoa humana e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de discriminação.

O projeto é de autoria do vereador Thomaz Henrique (Novo) e recebeu coautoria do vereador Marcelo Garcia (PTB).

Os parlamentares afirmam que a proposta não tem por objetivo promover ódio contra as minorias ou transfobia, mas defende que homens e mulheres têm fisiologias distintas, independentemente de passarem por readequações de sexo.

Cinco vereadores votaram contra o PL, são eles: Amélia Naomi (PT), Dr. José Claudio (PSDB), Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB) e Juliana Fraga (PT).

Agora, o PL segue para sanção ou veto do prefeito Anderson Farias (PSD).


 

Logo Forum