CENSURA

Prefeito de cidade em SC veta mostra LGBT por 'princípios cristãos'

José Thomé ainda convocou outros prefeitos de Santa Catarina para censurarem o evento que está previsto em diversas cidades

José Thomé, prefeito de Rio do Sul.Créditos: Reprodução/ Vídeo
Escrito en LGBTQIAP+ el

O prefeito de Rio do Sul, em Santa Catarina, vetou uma mostra LGBTQIAP+ que teria acontecido nesta quarta (27) e quinta-feira (25) em um instituto cultural devido aos "princípios cristãos"

José Thomé (PSD), ao negar o evento que fazia parte do Transforma, Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, alegou que não se tratava de preconceito. No entanto, sua justificativa evidencia justamente o contrário. 

“É uma questão de respeito aos princípios cristãos, daquilo que está escrito na Bíblia, e dos princípios da família, como pai de dois filhos, menores de idade, que poderiam, inclusive, participar dessa apresentação, porque a classificação livre, veja bem, tratando de questões de homossexualidade, portas abertas, eu não posso permitir isso”, afirmou em vídeo divulgado em suas redes sociais. 

O prefeito ainda acrescentou que enquanto for prefeito de Rio do Sul, "isso jamais vai acontecer". "E quero deixar muito claro que não sou bolsonarista, direita radical, nada disso. Isso nem me interessa. Mas eu sou cristão. Sou pai de família", declarou.

Por fim, José Thomé também convocou outros prefeitos do estado a censurarem o evento intinerante que está prevista para acontecer em outras cidades. 

Em nota, o festival Transforma, criado pela produtora Bapho Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, (ADEH), afirmou que devido à censura do prefeito, todas as atividades culturais do festival foram suspensas na cidade por motivos de segurança.

“Um momento muito triste. Não queremos perpetuar esse tipo de discurso, de violência, de ódio. A gente tá aqui pelo amor, pelo respeito, pelo acolhimento de todas as pessoas, é isso que a Transforma prega, a construção de uma sociedade melhor para todas as pessoas", divulgaram, em vídeo, os produtores da mostra.

O evento ainda reiterou que "em nenhuma dessas produções as premissas de moralidade e integridade são desrespeitadas. Muito pelo contrário, elas retratam com grande respeito a pluralidade e as vivências da comunidade LGBTQIAPN+".