NA CARA

A traulitada de Marcelo Adnet em Eliane Cantanhêde após pergunta bizarra

Jornalista da GloboNews questionou vazamento dos vídeos de Bolsonaro na Embaixada da Hungria e levou invertida do humorista

Marcelo Adnet e Eliane Cantanhêde.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O ator e humorista Marcelo Adnet, de forma sucinta e objetiva, deu uma "traulitada" na jornalista Eliane Cantanhêde, da GloboNews, nesta terça-feira (26). 

Através do X, o antigo Twitter, Cantanhêde fez uma publicação questionando quem teria vazado o vídeo que mostra Jair Bolsonaro na Embaixada da Hungria e o motivo pelo qual o material foi repassado ao jornal norte-americano The New York Times, e não à imprensa brasileira. 

"Quem, afinal, 'vazou' os vídeos de Bolsonaro na embaixada da Hungria? E por que para o The New York Times?", perguntou a jornalista. 

Adnet, então, de uma invertida que vem viralizando: 

"Parte da imprensa local faz parte do esquema estatal-criminoso". 

Confira: 

Fuga na Embaixada da Hungria é motivo para prisão 

Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos advogados criminalistas mais conceituados do país, reforça o coro de juristas que avaliam existir razões suficientes para que seja decretada uma ordem de prisão preventiva contra Jair Bolsonaro

O motivo é o fato do ex-presidente ter se refugiado por dois dias na Embaixada da Hungria no Brasil, localizada em Brasília. A revelação veio a partir de um furo do jornal norte-americano The New York Times, nesta segunda-feira (25).

O periódico trouxe à tona que o ex-mandatário chegou a ficar dois dias escondido na sede da representação diplomática húngara no Brasil, supostamente, para evitar sua prisão dias após a apreensão de seu passaporte, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de dois de seus mais próximos assessores terem sido presos. O fato ocorreu na primeira quinzena de fevereiro.

Bolsonaro teve o documento de viagem apreendido como medida cautelar contra uma possível fuga do Brasil, uma vez que o ex-chefe de Estado é o alvo central do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado perpetrada pelo antigo governo entre o final de 2022 e o começo de 2023, após a derrota do radical para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O fato do ex-presidente se refugiar na Embaixada da Hungria, o que evitaria sua prisão por conta do princípio da extraterritorialidade (o imóvel é considerado território húngaro), pode configurar violação de medida cautelar. Em entrevista à Fórum, Kakay sustentou que a situação observada é "claramente uma tentativa de fuga" e que "é o caso de prisão preventiva". 

"Ele [Jair Bolsonaro] está sem passaporte, o ministro Alexandre determinou a apreensão. É claramente uma tentativa de fuga, pelo menos de refúgio. Então, é motivo de prisão. Eu até entendo que a pessoa tem direito de fugir, mas a jurisprudência mudou. E hoje, efetivamente, é caso de prisão preventiva. Especialmente pelo fato de estar sem passaporte e com medidas cautelares, justificaria a prisão", analisa o criminalista.