Por temor a vitória da direita, mais 20 mil uruguaios viajaram da Argentina para votar neste domingo

Segundo um comunicado da coalizão de centro-esquerda Frente Ampla, diferentes grupos de compatriotas organizaram caravanas para poder votar em zonas eleitorais perto das fronteiras, e tentar evitar uma vitória da direita.

Fachada da presidência do Uruguai atrás da estátua de José Artigas, herói da independência e símbolo da soberania uruguaia (Foto: Rogério Tomaz Jr.)
Escrito en GLOBAL el
O segundo turno no Uruguai, que acontece neste domingo, está tendo uma disputa acirrada até agora, mas com uma leve vantagem para o candidato da direita, Luis Lacalle Pou, que tenta evitar a quarta vitória consecutiva da Frente Ampla, representada pelo ex-prefeito de Montevidéu, Daniel Martínez. Para impedir que a vitória da direita se concretize, várias caravanas de uruguaios residentes na Argentina se organizaram, com o intuito de votar nas zonas eleitorais próximas às fronteiras. Segundo a lei uruguaia, não é possível votar em locais fora do país. De acordo com o secretário de organização da Frente Ampla (FA) na Argentina, Daniel Pisciottano, “as caravanas em ônibus reuniram entre 18 mil e 20 mil compatriotas, enquanto uns 5 mil viajaram em Buquebus” – em referência à balsa que cruza o Rio da Prata, fazendo trajeto Buenos Aires – Colonia, ou Buenos Aires – Montevidéu. Os resultados deste segundo turno no Uruguai devem começar a ser divulgados a partir das 20h, hora de Brasília.