USP passa a oferecer teste de Covid-19 por meio da saliva; veja como fazer

Inicialmente, exame estará disponível apenas para moradores da capital paulista e será cobrado; serviço começa nesta terça-feira (1º)

Escrito en CORONAVÍRUS el

A partir desta terça-feira (1º), a Universidade de São Paulo (USP) vai passar a oferecer um teste capaz de identificar se a pessoa está com Covid-19 por meio da saliva.  

Inicialmente, o exame poderá ser feito por moradores da cidade de São Paulo. Quem for à instituição para coletar o material vai pagar R$ 90 pelo teste. Já quem optar por fazer a autocoleta poderá enviar a amostra para análise por um serviço de entrega e retirada e, nesse caso, vai pagar R$ 150. O resultado deve sair em até 24 horas.

Para solicitar o teste é preciso antes fazer um cadastro no link no site do CEGH-CEL, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) no Instituto de Biociências (IB-USP).

Inicialmente, serão realizados no máximo 90 testes por dia, por ordem de chegada.

Esse exame desenvolvido pelos pesquisadores da USP e uma alternativa ao RT-PCR – aquele feito com um cotonete grande introduzido no nariz para coletar amostras.

O RT-PCR é considerado o “padrão-ouro” para detectar o novo coronavírus durante a fase aguda da infecção. A ideia do novo método é aumentar a disponibilidade e a rapidez e diminuir os custos para realização de testes moleculares por meio de simplificações dos processos. Ele está de acordo com as diretrizes determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).