EMBAIXADA

Moraes dá cinco dias para PGR se manifestar sobre Bolsonaro na embaixada

Estadia de dois dias no local pode ser entendida como tentativa de fuga do ex-presidente, que teve o passaporte apreendido dias antes

Créditos: NYT/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestar sobre os esclarecimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante estadia na embaixada da Hungria, em fevereiro.

Após a divulgação do vídeo pelo The New York Times, o STF exigiu, em 48h, que Bolsonaro explicasse por que passou dois dias na embaixada do país húngaro logo após ter seu passaporte apreendido. A estadia pode ser considerada uma tentativa de fuga, uma vez que o local é considerado um território estrangeiro, portanto fora da jurisdição nacional. 

Ao final do prazo estabelecido por Moraes à defesa de Bolsonaro, o ex-presidente declarou que seria “ilógico” sugerir que ele pediria asilo político no período em que ficou hospedado na embaixada. 

Também de extrema direita, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, é um aliado de Bolsonaro e esteve presente durante a posse do ex-presidente em 2018. Em 2022, Bolsonaro esteve em Budapeste, capital húngara. Além disso, ambos costumam trocar elogios públicos. 

Após parecer da PGR, Moraes irá analisar o caso