ELEIÇÕES 2024

Debate Band: Por que Tabata falou sobre "experiência no mundo do crime" de Pablo Marçal?

Pergunta deixou o candidato do PRTB irritado, saiba mais sobre a sentença judicial a que a deputada federal do PSB se referia

Créditos: Repdorução
Escrito en POLÍTICA el

O candidato do PRTB à prefeitura de são Paulo Pablo Marçal ficou irritado com um questionamento feito pela deputada federal do PSB e também candidata Tabata Amaral no debate da Band na noite desta quinta-feira (8).

Ela o questionou sobre uma condenação criminal e também mencionou que Marçal "é investigado pela Polícia Federal por falsidade ideológica, apropriação indébita e lavagem de dinheiro". Também citou a notícia de que o presidente do PRTB  foigravado em uma conversa com um correligionário afirmando que tem contato com integrantes da facção criminosa PCC. Ao fim, perguntou: "Você pretende usar sua experiência no mundo do crime pra cuidar de são Paulo, pra fazer política pública de segurança?".

Irritado e proferindo palavrões, Marçal respondeu afirmando que não havia condenação contra ele. Uma matéria da Fórum já mostrou o contrário. O candidato foi condenado em 2010 pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a dois anos e 11 meses de prisão por furto qualificado.

Segundo a denúncia do Ministério Público, ele teria participado, em meados de 2005, de uma organização criminosa que invadia contas bancárias pela internet. "O acusado [Pablo Marçal] não era responsável pela concretização material dos furtos cibernéticos sob foco, em prol da quadrilha por ele integrada. Porém, o réu cuidava da manutenção dos equipamentos de informática do grupo criminoso, além de realizar a captação de listas de emails para a quadrilha", diz a sentença judicial.

Marçal não chegou a ser preso por conta da decisão. Em 2018, a Justiça entendeu que a pena já havia prescrito e oi extinta.