Documento da Pfizer à embaixada do Brasil nos EUA prova que Pazuello mentiu em seu depoimento

A farmacêutica informou à embaixada que ressarciria o país se atrasasse a entrega de doses da vacina contra a Covid

Eduardo Pazuello - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

A Pfizer informou à embaixada do Brasil nos Estados Unidos, em 27 de agosto do ano passado, que ressarciria o país se atrasasse a entrega de doses da vacina contra a Covid. A informação consta de documentos que já estão em posse dos senadores da CPI do Genocídio.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou em seu depoimento à CPI que um dos motivos para o contrato com a empresa não ter sido assinado antes foi a falta de previsão de multa à Pfizer caso a farmacêutica atrasasse a entrega.

Na CPI, Randolfe atualiza relação de Bolsonaro com a Pfizer: 81 e-mails desde 2020, “mais de 90% sem resposta”

Ofícios provam que carta ignorada da Pfizer não foi enviada só ao governo, mas ao gabinete do próprio Bolsonaro

Bolsonaro recusou comprar vacina da Pfizer pela metade do preço vendido aos EUA e Reino Unido

Randolfe revela: governo Bolsonaro não ignorou apenas 11 e-mails da Pfizer; foram, ao todo, 53 não respondidos

O documento da embaixada diz que representantes da Pfizer se reuniram em 27 de agosto com diplomatas brasileiros. Nesse encontro, a empresa ofereceu a reserva de 30 milhões de imunizantes ao Brasil. A farmacêutica também expressou receio de que poderia não garantir essa quantidade no futuro, caso o governo brasileiro não sinalizasse interesse.

"Os dirigentes da Pfizer frisaram a ausência de risco, uma vez que, segundo constaria da proposta de venda, a Pfizer se comprometeria a devolver ao governo brasileiro todo e qualquer pagamento antecipado, na hipótese em que a empresa não consiga honrar a obrigação de entregar a quantidade acordada da vacina", afirma o documento da embaixada em Washington.

A CPI investiga as recusas do governo federal em responder à Pfizer da Covid. A cúpula da comissão entende que o Brasil já teria vacinado uma parcela maior da população se tivesse fechado o contrato com a empresa ainda em 2020.

Com informações do G1