Reportagem do site O Eco afirma que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, estaria diretamente ligado a uma ordem que suspendeu uma operação de fiscalização em andamento há mais de um ano que tinha como objetivo retirar mais de mil cabeças de gado de uma fazenda localizada dentro da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, na região de Altamira, no sudoeste do Pará.
A fazenda já registra 15 autuações, que somam mais de R$59 milhões em multas, e mais de 2,2 mil hectares de áreas embargadas.
Segundo a reportagem, a decisão de suspender a operação foi do diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman), o tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Marcos de Castro Simanovic, que teria atendido a uma ordem direta de Salles.
A suspensão da operação teria causado revolta entre os fiscais e servidores tanto do ICMBio quanto do Ibama, que estudam deflagrar uma greve na região.
O assunto deve ser discutido durante congresso da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) que será realizado neste final de semana.
Leia a reportagem na íntegra no site O Eco