Imprensa livre e independente
03 de setembro de 2014, 10h19

38% dos paulistas já sofreram corte no abastecimento de água

Segundo pesquisa Ibope, 38% dos eleitores de São Paulo disseram que sofreram corte de água em suas casas nos últimos três meses. O índice sobe para 50% na capital e 55% nos municípios da região metropolitana.

Pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e Rede Globo, mostra que as interrupções no abastecimento de água já são realidade para parte considerável dos paulistas. Segundo o levantamento, realizado entre sábado (30) e segunda (1), 38% dos eleitores do estado disseram que sofreram corte de água em suas casas nos últimos três meses. Ainda de acordo com o Ibope, o índice sobe para 50% na capital e 55% nos municípios da região metropolitana. Apesar da pesquisa, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) diz que não há racionamento. A empresa afirma que o Sistema...

Pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e Rede Globo, mostra que as interrupções no abastecimento de água já são realidade para parte considerável dos paulistas. Segundo o levantamento, realizado entre sábado (30) e segunda (1), 38% dos eleitores do estado disseram que sofreram corte de água em suas casas nos últimos três meses. Ainda de acordo com o Ibope, o índice sobe para 50% na capital e 55% nos municípios da região metropolitana.

Apesar da pesquisa, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) diz que não há racionamento. A empresa afirma que o Sistema Cantareira, que abastece quase 9 milhões de clientes, sofre com a pior seca das últimas oito décadas. Especialistas apontam que, além da questão climática, a crise de falta d’água no estado expõe falta de planejamento do governo.

O Ibope, no entanto, mostra que a crise praticamente não afeta a eleição, já que o atual governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece com 41% das intenções de voto entre quem teve o abastecimento interrompido pelo menos uma vez desde junho, contra 52% entre quem não ficou sem água nenhuma vez nos últimos três meses.

Veja também:  "STF deve libertar Lula e anular condenação", diz manifesto de juristas internacionais

(Foto: Agência Brasil)

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum