Imprensa livre e independente
25 de dezembro de 2017, 11h28

40 anos sem Charlie Chaplin. Relembre o ‘Último Discurso’, de ‘O Grande Ditador’

Em 1940, em plena ascensão nazista na Europa, escreveu, dirigiu e interpretou a obra-prima “O Grande Ditador”. Relembre aqui “O Último Discurso”, a antológica sequência final do filme

Em 1940, em plena ascensão do nazismo na Europa, Chaplin escreveu, dirigiu e interpretou a obra-prima “O Grande Ditador”. Relembre aqui “O Último Discurso”, a antológica sequência final do filme Da Redação Charlie Chaplin morreu no natal de 1977, há 40 anos. Um dos maiores gênios da história do cinema, atravessou as grandes mudanças tecnológicas do Século XX, indo do cinema mudo ao falado, sem perder o brilho e o talento. Um grande humanista, teve no vagabundo, o personagem recorrente dos seus primeiros filmes, a sua marca registrada. Em 1940, em plena ascensão nazista na Europa, escreveu, dirigiu e interpretou...

Em 1940, em plena ascensão do nazismo na Europa, Chaplin escreveu, dirigiu e interpretou a obra-prima “O Grande Ditador”. Relembre aqui “O Último Discurso”, a antológica sequência final do filme

Da Redação

Charlie Chaplin morreu no natal de 1977, há 40 anos. Um dos maiores gênios da história do cinema, atravessou as grandes mudanças tecnológicas do Século XX, indo do cinema mudo ao falado, sem perder o brilho e o talento.

Um grande humanista, teve no vagabundo, o personagem recorrente dos seus primeiros filmes, a sua marca registrada.

Em 1940, em plena ascensão nazista na Europa, escreveu, dirigiu e interpretou a obra-prima “O Grande Ditador”, seu primeiro filme falado, onde satiriza Hitler e Mussolini.

No final do filme, em uma troca hilariante e inusitada de personagens, um barbeiro judeu assume o lugar do ditador e faz, se dirigindo à Hannah, sua amada, “O Último Discurso”, um dos grandes legados humanistas da história do cinema:

“Hannah, está me ouvindo? Onde quer que esteja, olhe para cima! Olhe para cima, Hannah! As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho! Estamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão a ganância, o ódio e a brutalidade. Olhe, Hannah!.”

Veja também:  “Esta é uma preliminar da sabatina para quando o senhor for indicado para o Supremo", diz Calheiros a Moro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum