Blog do Valdemar

política e teologia

10 de setembro de 2016, 16h34

A Divina Comédia na coxia do golpe

Na coxia improvisada do golpe, uma cena deprimente. Senhores que disputam poder no campo religioso fazem um minuto de paz na posse do governo golpista. Ecumenismo que Dante ambientaria nem no Céu nem no Purgatório. Veja o vídeo.
Por mais que dialogue com o tomismo, Dante articula no seu texto bem mais as intrigas do poder mundano do que as coisas concernentes ao mundo de além. O Papa Bonifácio VIII foi definido como o “Príncipe dos novos fariseus” que com empáfia assumia o discurso de ter a chave de Pedro: “Abro e fecho o Céu, como bem sabes”. Admirável que a teologia política medieval do século XIV não está tão longe como gostaríamos da cena política brasileira do século XXI.
Na coxia improvisada do golpe, uma cena deprimente. Senhores que disputam poder no campo religioso fazem um minuto de paz na posse do governo golpista. Ecumenismo que Dante ambientaria nem no Céu nem no Purgatório.
A Bíblia lida com a hermenêutica suspeita: confundir a monarquia de Israel sob Davi e Salomão com a Presidência do Brasil sob Temer. Isso mais parece escárnio do que comédia.
A maior denominação evangélica do Brasil fortemente representada na salinha.
1.    O clã dominado pelo patriarca José Wellington Bezerra, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB.
2.    O clã de Samuel Câmara, pastor da Igreja Assembleia de Deus Belém do Pará  e nome principal da Rede Boas Novas de Comunicações – tv, rádio e canais de satélite.
3.     O clã do bispo Manoel Ferreira, presidente vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Madureira – CONAMAD. Trata-se do grupo que, segundo a delação de Júlio Camargo na Operação Lava Jato, foi beneficiada com o depósito de R$ 250 mil. Nesse redil, congrega o deputado Eduardo Cunha.
4.    O clã do deputado João Campos (PRB-GO) que preside a Frente Parlamentar Evangélica. Entidade que congrega mais de 90 deputados federais e três senadores. No vídeo veiculado, é quem faz as honras da casa para ungir o Temer.  O nobre deputado é membro da Assembleia de Deus em Goiânia – GO.
5.    O clã do Silas Malafaia que, além da presidência da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, notabilizou-se no Brasil como o mais famoso tele-evangelista.
Esses senhores vivem às turras com cotoveladas, dedo no olho, puxadas de cadeiras, xingamentos, acusações e outras coisinhas. No entanto, em torno do Temer, comungam de um “sentimento oceânico” diferente daquele ao qual o Dr Freud se referiu. Ecumenismo político pentecostal precisa apenas do poder carismático para legitimar um governo. As tradições e a legalidade podem esperar quando a crença brota nos corações dos homens probos.
Bem, cada um tem a divina comédia que merece. Dante não poderia imaginar que o “Príncipe dos novos fariseus” faria diabruras pelo poder cercado de homens santos dizendo amém!
Twitter: @ValdemarDema2

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum