Imprensa livre e independente
03 de julho de 2019, 11h49

Abraham Weintraub anuncia “ENEM digital”, quatro vezes por ano; mudanças podem acabar com o exame

Ministro da Educação do governo Bolsonaro, Abraham Weintraub quer substituir modelo de quatro eixos temáticos e uma redação para um exame personalizado por carreira, pondo fim à escolha posterior à prova

Foto: Divulgação/MEC
O ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou que a partir de 2020 vai começar o piloto do ENEM Digital que pretende contar com quatro edições por ano e substituir o exame em papel até 2026. Além disso, deve haver uma mudança no conteúdo, com “itinerários formativos” adaptados. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo Com a mudança anunciada pelo Inep, o ENEM do ano que vem já terá uma versão digital que deve acontecer nos dias 11 e 18 de outubro de 2020. O candidato que se inscrever pode optar pelo...

O ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou que a partir de 2020 vai começar o piloto do ENEM Digital que pretende contar com quatro edições por ano e substituir o exame em papel até 2026. Além disso, deve haver uma mudança no conteúdo, com “itinerários formativos” adaptados.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Com a mudança anunciada pelo Inep, o ENEM do ano que vem já terá uma versão digital que deve acontecer nos dias 11 e 18 de outubro de 2020. O candidato que se inscrever pode optar pelo Enem Tradicional ou mudar para a invenção de Weintraub.

O projeto também busca “diluir” o ENEM em até quatro edições. Inicialmente a proposta é avançar para duas provas digitais anuais e uma física em 2021 e depois excluir a versão tradicional e aplicar quatro avaliações digitais.

Outra mudança que vai impactar o exame é a substituição do modelo de quatro eixos temáticos (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática) e uma redação para um exame personalizado com a carreira que o participante desejar seguir, rompendo com a escolha posterior à prova.

Veja também:  Bolsonaro veta projeto que autorizava a criação de juizados especiais para crimes na internet

O governo de Dilma Rousseff chegou a criar um planejamento para a implementação de um Enem Digital conjugado com um Enem tradicional aplicado mais de uma vez ao ano, mas o impeachment interrompeu esse projeto.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum