Imprensa livre e independente
12 de maio de 2019, 15h56

“Abriram a caixa de Pandora”: Há três anos, Dilma era afastada e Temer assumia a presidência

No dia 12 de maio de 2016, Dilma era afastada e Michel Temer tomava posse como presidente interino do país; ex-presidenta, pelas redes sociais, lembrou da data; "Deu no que deu: ascensão da extrema direita, prisão de Lula e Estado de Exceção"

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Neste domingo (12) completam-se três anos que Dilma Rousseff foi afastada da presidência da República e Michel Temer assumiu como chefe do Executivo brasileiro. Em 12 de maio de 2016, o Senado Federal autorizou a abertura do proceso de impeachment contra a petista por crime de responsabilidade. Em suas redes sociais, a ex-presidenta rememorou a data e fez um balanço do que aconteceu de lá para cá. “Hoje o Golpe de 2016, com o impeachment fraudulento que me arrancou da Presidência da República, completa três anos. Nessa data, os golpistas assumiam o poder. A abertura da caixa de Pandora tirou os...

Neste domingo (12) completam-se três anos que Dilma Rousseff foi afastada da presidência da República e Michel Temer assumiu como chefe do Executivo brasileiro. Em 12 de maio de 2016, o Senado Federal autorizou a abertura do proceso de impeachment contra a petista por crime de responsabilidade.

Em suas redes sociais, a ex-presidenta rememorou a data e fez um balanço do que aconteceu de lá para cá.

“Hoje o Golpe de 2016, com o impeachment fraudulento que me arrancou da Presidência da República, completa três anos. Nessa data, os golpistas assumiam o poder. A abertura da caixa de Pandora tirou os monstros do armário, jogou economia no buraco, destruiu políticas sociais e inviabilizou o que construímos desde o fim da ditadura. E deu no que deu: ascensão da extrema direita, prisão de Lula e Estado de Exceção”, escreveu Dilma.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também se manifestou no Twitter sobre os três anos do golpe. “Dilma deixava nesta data a Presidência da República e Michel Temer assumia o poder. Depois disso o q vivemos foi desestabilização institucional, retrocessos sociais, democracia abalada e economia no chão. Foi pra isso q deram o golpe?!”

Veja também:  Endividado, patrocinador de filme da Lava Jato entra em recuperação judicial

Nesta semana Michel Temer voltou à prisão, acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado propina milionária nas obras da usina nuclear de Angra 3. Ele já havia sido preso três meses após deixar o poder.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum