Imprensa livre e independente
19 de junho de 2019, 11h15

Angela Merkel sofre convulsão durante encontro oficial com presidente da Ucrânia. Vídeo

As fortes cenas provocaram preocupação entre os meios alemães, com respeito à saúde da chanceler, que deu entrevista coletiva, uma hora depois, afirmando que se tratou de um problema de "desidratação".

Merkel e Zelinski, durante encontro oficial (Foto: reprodução YouTube)
Um evento oficial em Berlim, nesta terça-feira (18), na visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelenski, produziu cenas que causaram grande impacto na Alemanha: durante a execução dos hinos, a chanceler alemã Angela Merkel começou a sofrer convulsões. As imagens mostram como o corpo de Merkel começa a apresentar tremores, que vão piorando, enquanto seu visitante tenta disfaçar o constrangimento. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo Uma hora depois, na coletiva dos mandatários com a imprensa, Merkel atuou rápido e respondeu sobre o ocorrido, e antes de ser perguntada a...

Um evento oficial em Berlim, nesta terça-feira (18), na visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelenski, produziu cenas que causaram grande impacto na Alemanha: durante a execução dos hinos, a chanceler alemã Angela Merkel começou a sofrer convulsões. As imagens mostram como o corpo de Merkel começa a apresentar tremores, que vão piorando, enquanto seu visitante tenta disfaçar o constrangimento.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Uma hora depois, na coletiva dos mandatários com a imprensa, Merkel atuou rápido e respondeu sobre o ocorrido, e antes de ser perguntada a respeito. Segundo ela, a convulsão foi provocada por um quadro de desidratação: “foi um mal-estar, e logo após (os hinos), eu tomei três copos d´água, pois claramente estava precisando, e já me sinto muito bem”.

Apesar dessa precaução, a líder alemã não conseguiu evitar as perguntas dos jornalistas sobre a sua saúde, mas em todas as respostas ela assegurou que “não há nenhum problema de saúde no momento”.

Seu visitante também comentou a situação, apoiando a anfitriã. Perguntado a respeito, Zelenski disse que a viu “muito segura” durante a reunião entre os dois a portas fechadas, e assegurando que ela “ela parece bastante saudável”.

Veja também:  Semana Tereza de Benguela discute o mundo do trabalho da mulher negra

Angela Merkel tem quase 65 anos (ela faz aniversário no dia 17 de julho), e está no poder na Alemanha desde 2005, após conquistar seu quarto mandato, em 2017. Em outubro do ano passado, a chanceler assegurou que não tentará uma nova reeleição, apesar das leis alemãs permitirem.

Com informações do El País.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum