Imprensa livre e independente
18 de junho de 2019, 20h22

Aniversariante do dia, FHC é o novo citado da Vaza Jato

"O plano de Moro - manter FHC como seu aliado, protegendo-o de processos judiciais - funcionou. FHC é grato a Moro", escreveu Glenn Greenwald após o novo lote de vazamentos que revelam blindagem da Lava Jato ao tucano; na semana passada, FHC fez defesa pública do ex-juiz

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que completa nesta terça-feira (18) 88 anos, recebeu de presente do The Intercept Brasil a divulgação de um vazamento com seu nome. Na reportagem desta terça-feira (18) da Vaza Jato, FHC, que na última semana saiu em defesa dos procurados e do ex-juiz, aparece como protegido de Sérgio Moro. Glenn Greenwald, editor fundador do veículo, comentou a relação entre Moro e o tucano pelo Twitter logo após os novos vazamentos. “O plano de Moro – manter FHC como seu aliado, protegendo-o de processos judiciais – funcionou. FHC é grato a Moro, como deveria ser. Assim que publicamos...

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que completa nesta terça-feira (18) 88 anos, recebeu de presente do The Intercept Brasil a divulgação de um vazamento com seu nome. Na reportagem desta terça-feira (18) da Vaza Jato, FHC, que na última semana saiu em defesa dos procurados e do ex-juiz, aparece como protegido de Sérgio Moro.

Glenn Greenwald, editor fundador do veículo, comentou a relação entre Moro e o tucano pelo Twitter logo após os novos vazamentos. “O plano de Moro – manter FHC como seu aliado, protegendo-o de processos judiciais – funcionou. FHC é grato a Moro, como deveria ser. Assim que publicamos nossas primeiras exposições #VazaJato, FHC foi um dos primeiros a defender Moro e a Lava Jato. A gratidão de FHC é compreensível“, escreveu Greenwald.


Como destacou a jornalista Mônica Bergamo no Twitter, o ex-presidente, citado 9 vezes na Lava Jato, foi o “nome de maior prestígio até agora” a sair abertamente em defesa de Moro e a atacar o Intercept, dizendo que os vazamentos eram tempestade em copo d’água.

Veja também:  A Lava Jato é um partido sem legenda

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum