Imprensa livre e independente
05 de abril de 2018, 13h47

Após julgamento no STF, cantora Ana Cañas desabafa e divulga “Carta aos fascistas”

“Vocês têm ódio mesmo é do Lula, do ser humano, do espírito - e de tudo que ele representa, da pobreza ter diminuído como nunca antes nesse país, de pretos, pobres, índios, quilombolas, mulheres e favelados (como dizia Marielle), terem avançado”

Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação Depois do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual foi negado o habeas corpus ao ex-presidente Lula, a cantora Ana Cañas desabafou e publicou em sua página no Facebook um texto com o título: “Carta aos fascistas”. Acompanha na íntegra: Vocês não têm ódio da corrupção. Suas panelas jamais clamaram por justiça verdadeira. Vocês têm ódio mesmo é do Lula, do ser humano, do espírito – e de tudo que ele representa, da pobreza ter diminuído como nunca antes nesse país, de pretos, pobres, índios, quilombolas, mulheres e favelados (como dizia Marielle), terem avançado. Lendo os...

Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação

Depois do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual foi negado o habeas corpus ao ex-presidente Lula, a cantora Ana Cañas desabafou e publicou em sua página no Facebook um texto com o título: “Carta aos fascistas”. Acompanha na íntegra:

Vocês não têm ódio da corrupção.
Suas panelas jamais clamaram por justiça verdadeira.
Vocês têm ódio mesmo é do Lula, do ser humano, do espírito – e de tudo que ele representa, da pobreza ter diminuído como nunca antes nesse país, de pretos, pobres, índios, quilombolas, mulheres e favelados (como dizia Marielle), terem avançado.
Lendo os comentários de vocês, percebo o nível da ignorância, da agressividade e do ódio perpetrados no coração de todos os que defendem a ‘guilhotina’ da corrupção.
Hipocrisia.
Pois se assim fosse estariam agora clamando igualmente para que os processos – que foram ENTERRADOS – de Alckmin, Aécio e Serra fossem levados ao mesmo circo da lava-jato.
Mas não.
Vocês sabem que isso não acontecerá jamais.
Vocês sonham em ser governados pelos fascistas.
Vocês SÃO fascistas.
Não querem o fim da corrupção.
Querem a cabeça da democracia.
A cabeça de Luiz Inácio, o homem que governou para quem mais precisava na história desse país. E isso, ninguém pode negar.
A ignorância não quer conversa, diálogo.
Ela entra, atira, mata.
Além de Cunha, Temer e os militares, o acordão de Jucá sempre envolveu o Judiciário.
“com o Supremo, com tudo”.
A voz que sentenciou Lula ontem, absolveu Aécio.
Uma outra juíza que ontem desejou prisão em segunda instância, há dois anos atrás,
Foi contra.
Lula foi condenado sem provas.
Alguns me acusam de mitômana, me chamam de burra, vadia, torpe, de tudo que possam imaginar.
Eu, que não ofendi ninguém, apenas expressei minha opinião de maneira respeitosa e livre, pois ainda podemos.
Mas a violência do fascismo desconhece limites.
Aos que defendem a intervenção militar ou para quem, ainda, pretende votar no Bolsonaro – candidato racista, homofóbico, misógeno…
A todos vocês, meu pedido final de clemência por sabedoria, informação, por fraternidade no coração, por compaixão, generosidade, iluminação e amor.
Sim, eu sei.
Ingenuidade a minha.
Não se conversa com um fascista.
Não se convence um fascista de que ele está equivocado.
A um fascista, resta a história que, comprovadamente, nos faz ouvir a sua voz, assassina:
Morte à tudo que floresce.
Morte à tudo que esclarece.
Morte à tudo que nos leve
Além.

Veja também:  Em carta a UNE, Lula destaca papel da juventude na luta "contra o atraso e a opressão"

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum