Imprensa livre e independente
14 de junho de 2019, 19h11

Após vazamentos, pesquisa aponta que 44% dos brasileiros avaliam que Lava Jato cometeu excessos

Segundo levantamento, dois terços desse grupo defendem que as decisões da operação devem ser revistas

Foto: Lula Marques/PT
Segundo pesquisa XP/Ipespe, 44% dos entrevistados já acreditam que a Operação Lava Jato cometeu excessos. O levantamento foi feito por via telefônica com mil entrevistas, entre dias 11 e 13 de junho, na semana após o escândalo da Vaza Jato. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo. Ainda de acordo com o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (14), a credibilidade da Lava Jato aparece abalada, após o vazamento de conversas de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de Sérgio Moro, feito pelo The Intercept Brasil. Na pesquisa, 44% acreditam que a operação...

Segundo pesquisa XP/Ipespe, 44% dos entrevistados já acreditam que a Operação Lava Jato cometeu excessos. O levantamento foi feito por via telefônica com mil entrevistas, entre dias 11 e 13 de junho, na semana após o escândalo da Vaza Jato.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Ainda de acordo com o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (14), a credibilidade da Lava Jato aparece abalada, após o vazamento de conversas de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e de Sérgio Moro, feito pelo The Intercept Brasil. Na pesquisa, 44% acreditam que a operação cometeu excessos, enquanto outros 44% creem que não. Outros 12% não responderam.

Divulgação/XP/Ipespe

Entre os que afirmam que houve excessos, um terço (14% do total) acha que os resultados justificam as ilegalidades, enquanto a maioria dessa parcela (30% do total) defende que as decisões da Lava Jato devem ser revistas.

Cabe destacar que 23% dos entrevistados afirmaram que ainda não tinham tomado conhecimento sobre o assunto.

Veja também:  Censura a Miriam Leitão é ação da Ku Klux Klan ideológica tupiniquim

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum