Urbanidades

29 de julho de 2013, 22h50

As ruas gritam por um urbanismo melhor

Os protestos que varrem o país desde o início de junho tem uma pauta iminentemente urbana. Depois de alcançados sucessos antes inimagináveis na redução de várias desigualdades (inclusive a desigualdade de conquistas da Libertadores com o Corinthians e meu glorioso Clube Atlético Mineiro) percebe-se que a cidade se fez mais desigual.

Aqui nesta mesma revista Fórum pudemos discutir esta desigualdade espacial numa série de seis artigos publicados entre março a agosto de 2013. O blog pretende dar continuidade a esta conversa, não apenas denunciando práticas e políticas geradoras de exclusão, mas também e principalmente discutindo soluções e projetos em busca de uma cidade melhor.

Minha formação como arquiteto me faz confiar no desenho como ferramenta de transformação e melhoria. Um desenho participativo, responsável e modesto, muito diferente dos projetos autoritários e megalomaníacos que infelizmente são a face pública da profissão de arquiteto.

O caminho para uma cidade melhor passa pela qualidade do projeto , da execução e da manutenção da infraestrutura pública. As ruas estão gritando por um urbanismo melhor e cabe a nós, arquitetos e urbanistas, enfrentar o difícil mas necessário e urgente desafio de propor uma cidade melhor, mais justa e mais acolhedora para todos. Espero que este blog ajude a disseminar ideias neste sentido.

Leia os artigos publicados na Fórum:

Espaços de exclusão https://revistaforum.com.br/blog/2013/04/espacos-de-exclusao/

A exclusão no espaço doméstico https://revistaforum.com.br/blog/2013/05/a-exclusao-no-espaco-domestico/

Entre a casa e a rua https://revistaforum.com.br/blog/2013/07/entre-a-casa-e-a-rua/

O paradigma do asfalto https://revistaforum.com.br/blog/2012/06/o-paradigma-do-asfalto/

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum

#tags