Imprensa livre e independente
10 de julho de 2019, 07h44

Assessor de Bolsonaro, olavista quer “expulsar” Intercept do Brasil, diz editor do site

"Eu tenho convicção que a ignorância e o mau caratismo desse post levam seu autor a não saber exatamente quem é o "dono" do site, mesmo que isso seja informação pública. E tenho também convicção de que o assessor do Bolsonaro está sugerindo a expulsão de um site do país", publicou Lendro Demori no Twitter

Filipe Martins em encontro com Olavo de Carvalho durante viagem de Bolsonaro aos EUA (Reprodução)
Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil, usou o Twitter para rebater postagem de assessor do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins, que questionava uma suposta ilegalidade do veículo. Demori destacou que o interesse do governo é expulsar o Intercept. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo “Eu tenho convicção que a ignorância e o mau caratismo desse post levam seu autor a não saber exatamente quem é o “dono” do site, mesmo que isso seja informação pública. E tenho também convicção de que o assessor do Bolsonaro está sugerindo a expulsão de...

Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil, usou o Twitter para rebater postagem de assessor do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins, que questionava uma suposta ilegalidade do veículo. Demori destacou que o interesse do governo é expulsar o Intercept.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

“Eu tenho convicção que a ignorância e o mau caratismo desse post levam seu autor a não saber exatamente quem é o “dono” do site, mesmo que isso seja informação pública. E tenho também convicção de que o assessor do Bolsonaro está sugerindo a expulsão de um site do país”, publicou Demori.

A mensagem veio em resposta a Filipe Martins, Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, aluno número um de Olavo de Carvalho. “A legislação brasileira determina que órgãos de comunicação tenham ao menos 70% de capital nacional. Diante disso, quão encrencado estaria o dono de um certo site se esse site estivesse registrado na junta comercial como “Agência de Notícias” e seu capital fosse 100% estrangeiro?”, tuitou Martins.

Veja também:  El País é o primeiro veículo internacional a confirmar veracidade das mensagens divulgadas pelo Intercept

Usuários lembraram de uma ação movida pela Associação Nacional de Jornais, em 2016, que buscou minar as versões brasileiras do El País, da BBC e do próprio Intercept ao pedir na ADI 5.613 a expansão da Lei 10.610/2002, que regulamenta jornais impressos, para portais online. O caso foi bastante criticado na época e está parado no Supremo Tribunal Federal.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum