#Fórumcast, o podcast da Fórum

#Valerio Arcary

09 de novembro de 2019, 21h24

Trinta anos depois: a queda do Muro de Berlim em perspectiva histórica, por Valerio Arcary

A queda do Muro de Berlim divide, até hoje, apaixonadamente, a maioria do ativismo de esquerda.


07 de novembro de 2019, 20h38

Impeachment é uma tática parlamentar errada e obedece a uma estratégia política precipitada

Valerio Arcary: "Sim, temos pressa. Mas devemos aprender a cultivar a paciência revolucionária de acompanhar o povo, e lutar ao seu lado"


29 de outubro de 2019, 23h49

O caminho de Santiago e a via Argentina: o debate sobre a tática para derrotar Bolsonaro

Leia na coluna de Valerio Arcary: "Devemos nos preparar para seguir o caminho de Santiago, e acumular forças para desafiar o neofascismo nas ruas? Ou devemos abraçar a via argentina, que escolheu desgastar Macri?"


17 de outubro de 2019, 23h47

A retórica neofascista do bolsonarismo sobe de tom. Por quê?

Valerio Arcary: “A radicalização neofascista do bolsonarismo não deve ser ignorada. Só a mobilização de massas da classe trabalhadora e da juventude tem a força social capaz de derrotá-lo”


12 de outubro de 2019, 13h40

Coringa e a revolução dos clowns malucos e zangados

Leia na coluna de Valerio Arcary: "Estamos, culturalmente, na época da pós-modernidade, e cresceu o apelo de romantização de distopias. Coringa é uma narrativa sobre a solidão de um maníaco infantilizado, e as fraturas caóticas de uma sociedade que regrediu à barbárie"


03 de outubro de 2019, 23h45

Contra as teorias de conspiração

Valerio Arcary: “Uma interpretação catastrofista da realidade associada a uma mentalidade paranoica é uma caricatura grotesca do marxismo”


26 de setembro de 2019, 23h59

A esquerda precisa discutir suas finanças

Valerio Arcary: “Pedir dinheiro é legítimo, até essencial, mas não pode ser, evidentemente, o centro da militância. O centro da militância é o engajamento nas lutas sociais”


15 de setembro de 2019, 12h49

A sexta feira 13 de Ciro Gomes e Rui Costa e os maus presságios

Não há qualquer evidência séria de que Ciro Gomes teria ido ao segundo turno, mesmo com o apoio do PT. E se tivesse ido, tampouco há qualquer evidência séria de que teria derrotado Bolsonaro. Trata-se de pensamento mágico, ou seja, puro desejo.


12 de setembro de 2019, 22h22

Militância socialista não é voto de pobreza, nem de castidade, nem de obediência

O caminho da transformação da sociedade é a luta social e política dos trabalhadores e dos oprimidos contra a burguesia. Não a luta das pessoas boas e decentes contra as pessoas ruins e malvadas


05 de setembro de 2019, 23h01

A resposta à questão do poder: por um governo de esquerda

Valerio Arcary: “Não há perspectiva de um governo de esquerda se não nos prepararmos para a ruptura. A luta por reformas exigirá disposição revolucionária”


26 de agosto de 2019, 23h29

Por que as massas trabalhadoras ainda não entraram em cena?

Dez fatores para compreender porque estamos em uma situação reacionária


19 de agosto de 2019, 21h54

A estúpida lentidão da história

Valerio Arcary: “É mais do que claro que só é possível acabar com a pobreza, se derrotarmos o capitalismo. Essa luta só pode ser vitoriosa com a unidade dos trabalhadores”


12 de agosto de 2019, 23h08

Como se faz análise de conjuntura?

Valerio Arcary: “A caracterização de uma situação decorre da síntese entre a apreciação da relação social e da relação política de forças. Uma incide, permanentemente, sobre a outra. Mas a determinação mais poderosa é sempre estrutural”


06 de agosto de 2019, 06h00

Não somos maniqueístas

Existe, evidentemente, uma dimensão moral na luta contra a exploração e a opressão. Mas isso não permite concluir que defender ideias socialistas equivale a ser do “bem”. Porque não são, somente e nem sequer, principalmente, as ideias que definem quem somo


03 de agosto de 2019, 20h56

Impeachment de Bolsonaro agora seria ou não um erro?

Valerio Arcary: “Além do impeachment, há outros caminhos. Nossa estratégia não pode ser aguardar as eleições de 2022, evidentemente. Nossa estratégia deve ser criar as condições para derrubar Bolsonaro”