Imprensa livre e independente
22 de maio de 2019, 09h49

BandNews é condenada a indenizar delegado da PF, que atua na Lava Jato, por chamá-lo de petista

Em comentário, Reinaldo Azevedo disse que o delegado Milton Fornazari Junior tinha sido advogado do sindicato dos bancários e era membro da ala "petizada" da PF

Reinaldo Azevedo disse que o delegado Milton Fornazari Junior era membro da ala "petizada" da PF (Reprodução)
Reportagem de Fernando Martinez, no site Consultor Jurídico nesta terça-feira (21), informa que a rádio Bandnews FM foi condenada a pagar R$ 100 mil ao delegado da Polícia Federal Milton Fornazari Junior, que atua na Lava Jato, por causa de um comentário de Reinaldo Azevedo, de que o policial tinha sido advogado do sindicato dos bancários e era membro da ala “petizada” da PF. A decisão é do juiz Eduardo Tobias de Aguiar Moeller, da 2ª Vara Cível de São Paulo. O motivo da declaração de Azevedo foi um post de Fornazari, no dia da prisão do ex-presidente Lula, no...

Reportagem de Fernando Martinez, no site Consultor Jurídico nesta terça-feira (21), informa que a rádio Bandnews FM foi condenada a pagar R$ 100 mil ao delegado da Polícia Federal Milton Fornazari Junior, que atua na Lava Jato, por causa de um comentário de Reinaldo Azevedo, de que o policial tinha sido advogado do sindicato dos bancários e era membro da ala “petizada” da PF.

A decisão é do juiz Eduardo Tobias de Aguiar Moeller, da 2ª Vara Cível de São Paulo.

O motivo da declaração de Azevedo foi um post de Fornazari, no dia da prisão do ex-presidente Lula, no Facebook, em que dizia que: “Agora é hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, que se beneficiaram dos mesmos esquemas ilícitos que sempre existiram no Brasil (Temer, Alckmin, Aécio etc)”.

Na sentença, o juiz concordou com a tese do delegado, de que a rádio deveria ter alguma prova do que Reinaldo falara. “Na circunstância em que se deu a crítica jornalística, houve, de fato, abalo à imagem do autor perante os colegas de profissão e perante toda a sociedade”, afirma o juiz, na decisão. “Vincular o autor falsamente a determinada ideologia política, pouco importando qual seja, implicava dizer que sua atuação funcional era parcial e indigna de confiança.”

Veja também:  Greenwald: ''Vamos soltar áudio quando o material estiver publicado''

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum