Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

25 de março de 2019, 12h01

Bastidores da campanha de Dino, que derrotou grupo Sarney no Maranhão, vira livro

Lançado na última sexta em São Luís, o livro conta bastidores e estratégias que levaram à derrota o mais longevo grupo oligárquico que dominava a política brasileira

O governador do Maranhão, Flávio Dino (Arquivo)

Os bastidores da campanha de marketing das eleições de Flavio Dino ao Governo do Maranhão viraram um livro. Escrito pelo doutor em Ciência Política Juliano Corbellini, o livro expõe ao Brasil a narrativa sobre importantes momentos das campanhas de Dino em 2010, 2014 e 2018. A publicação foi lançada na última sexta-feira (22) em São Luís.

Com o título “Lições de uma campanha eleitoral: a derrota do grupo Sarney”, o autor analisa o marketing político da campanha, a opção por linhas de narrativas que dialoguem com a realidade local, estratégias políticas além do conhecimento sobre os eleitores.

Segundo o autor, o foco é fazer uma discussão crítica sobre os desafios da atuação em campanhas eleitorais a partir da sua experiência no Maranhão e em outros Estados do Brasil. Corbellini explica no livro uma das mais desafiadoras vitórias políticas do Brasil – ao ter um candidato que se propôs a derrotar o grupo oligárquico mais longevo da República.

Sobre o autor: Juliano Corbellini é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultor e estrategista político, já coordenou mais de uma dezena de campanhas eleitorais, incluindo as campanhas de Flavio Dino (2010, 2014 e 2018), Edivaldo Holanda Júnior (2012) e Eliziane Gama (2018). Preço: R$ 42,00. Pode ser adquirido no site da editora Tomo Editorial ou Amazon.

Veja também:  Moro acertou reunião com Dallagnol e Polícia Federal para definir futuro da Lava Jato

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum