Blog do Rovai

02 de abril de 2017, 22h13

Lenin Moreno, candidato de Corrêa, é o novo presidente do Equador

A esquerda latino-americana já tem a sua Leningrado, como brincou em artigo nesta Fórum o colunista Igor Fuser. Lenin Moreno, candidato de Rafael Corrêa, resistiu à tsunami conservadora e venceu as eleições no país.

No momento em que escrevo o post foram apurados aproximadamente 94% dos votos, Lenin tem 51,05% e Guilhemo Lasso, candidato banqueiro, 48,95%.

Não é à toa que a esquerda de todo o continente está comemorado a vitória de Lenin nas redes sociais como se fosse um gol de sua seleção na final da Copa do Mundo.

O fato é que depois das derrotas na Argentina, do golpe no Paraguai e Brasil, da derrota parlamentar na Venezuela, as boas notícias pra este campo político se tornaram raras.

E a vitória de Lenin pode significar uma mudança de ventos, já que os governos liberais e golpistas estão mostrando suas reais intenções.

No Brasil, Lula é favorito nas pesquisas. Lugo segue na dianteira no Paraguai. E na Argentina, o governo de Macri está em crise.

Veja também:  FórumCast #12 - Futebol e Política

Ou seja, a vitória de Lenin pode não significar muita coisa, mas também pode ser a ponta do iceberg de uma retomada do campo popular na região.

A conferir.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum