Blog do Rovai

21 de março de 2017, 11h36

Moro diz a deputado Paulo Teixeira que condução coercitiva de Edu é porque ele não é jornalista

Sérgio Moro está justificando o mandado que assinou pelo fato de Eduardo Guimarães não ter diploma profissional de jornalista

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) esteve em audiência hoje com o juiz Sérgio Moro e o questionou de forma direta sobre a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, veja o seu relato sobre o episódio.

“Questionei diretamente e protestei diante do juiz Sérgio Moro da condução coercitiva do Eduardo Guimarães na audiência que participei como testemunha de defesa do Branislau Kontic por vídeo conferência. Disse a ele que a Constituição garante o segredo da fonte e ele afirmou que o Eduardo Guimarães não é jornalista. Eu respondi que no Brasil não precisa ser jornalista para exercer o jornalismo.”

Ou seja, o juiz numa confusão clara de que a liberdade de imprensa não é garantida pelo diploma, mas pela ação de informar.

Sua confusão é uma clara demonstração de como todos os limites democráticos passaram a ser estabelecidos por circunstâncias.

Veja também:  Censura a Miriam Leitão é ação da Ku Klux Klan ideológica tupiniquim

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum