Blog do Rovai

30 de abril de 2013, 21h51

O excomungado Padre Beto, pergunta: e os pedófilos?

Perfeita a ponderação de Roberto Francisco Daniel, mais conhecido na região de Bauru como padre Beto. Ele foi excomungado pela Igreja Católica por ser tolerante com o relacionamento homossexual. A Igreja dos dogmas da Idade Média não consegue conviver com isso. Mas ao mesmo tempo, como disse Beto, é leniente com sacerdotes que cometem crimes de pedofilia. Esses não recebem a mesma punição.

Nós sabemos de casos que são notórios e públicos de pessoas, padres e bispos que erraram, que cometeram crimes de pedofilia, outros crimes também, que são punidos pela lei penal, mas não são excomungados. E a gente que simplesmente ajudou na reflexão sobre esses temas é excomungado. Vejo uma incoerência muito grande”, disse em entrevista ao Uol.

Impedido de celebrar missas, Padre Beto diz que vai manter suas ações como teólogo e professor universitário na cidade, mantendo o diálogo sobre assuntos que envolvem a sexualidade.

“Sou teólogo formado, tenho doutorado e vou continuar contribuindo com a reflexão sobre Deus, sobre o mundo e como eu já comecei sobre a sexualidade humana, sobre o comportamento humano e sua relação com Deus”, disse.

Padre Beto mandou muito bem. 

Segue o vídeo que gerou toda essa polêmica.

Veja também:  O que Reinaldo Azevedo quis "insinuar" para Dallagnol

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum