Blog do Rovai

15 de novembro de 2014, 18h05

Pedro Serrano: Lava Jato é a melhor e maior apuração da história da PF

O advogado não acredita que a Lava Jato tenha motivação política ou interesse em criar clima para impeachment ou algo neste sentido.

pedro serranoO advogado e professor de Direito da PUC, Pedro Serrano, foi um dos maiores críticos do processo do mensalão, que ele considerava “um caso fake e  inventado pela imprensa”. Sua opinião é completamente distinta na avaliação da Operação Lava Jato. Ele entende que  ela se trata de algo muito sério e que “tem que redundar em apuração e prisão de gente muito importante”. Para Serrano “a Lava Jato é a melhor e maior apuração da história da PF”.

Serrano, porém, considera que houve exagero nas prisões realizadas ontem e teme que isso possa vir a atrapalhar o processo. “Houve abuso porque as prisões temporárias servem apenas para os investigados realizarem seus depoimentos e a grande maioria dos que foram presos já haviam se colocado à disposição da Justiça. Ao que parece essas prisões foram apenas para criar um clima de espetáculo”. Na opinião dele, o que vale num processo desses é conseguir punir os culpados ao final do julgamento. E fazer barulho na apuração mais atrapalha do que ajuda.

Veja também:  Procuradores da Lava Jato fazem nota em defesa de Laura Tessler e atacam The Intercept e Reinaldo Azevedo

O advogado não acredita que a Lava Jato tenha motivação política ou interesse em criar clima para impeachment ou algo neste sentido. “A investigação tem fatos concretos, provas, nove delações e deve atingir empresários e políticos de alto coturno. Ao que parece tende a ser a maior apuração já realizada de desvio de dinheiro e Caixa 2 da história da República. Mas não me parece algo que guarde relação apenas com um ou outro partido. É algo muito maior”, avalia.

O que Serrano considera mais prejudicial em todo esse processo é a forma como alguns documentos e informações têm sido vazados para a imprensa. “O Ministério da Justiça deveria ter substituído imediatamente todos que estavam sob suspeita de passar dados da investigação, porque o vazamento pode criar problemas futuros ao julgamento”, alerta.

 

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum