Blog do Rovai

17 de janeiro de 2019, 09h14

Pesquisa mostra que defesa de Lula pelo PT é ineficiente

O governo de Lula é considerado por 34% da população como o responsável pela situação econômica atual. E o de Dilma por 21%. Temer é apontado pelo responsável pela tragédia atual apenas por 16% do país.

Uma nova pesquisa da XP realizada de 9 a 11 de janeiro traz números de aprovação razoáveis para Bolsonaro e uma notícia muito ruim para o ex-presidente Lula que está preso em Curitiba.

O governo de Lula é considerado por 34% da população como o responsável pela situação econômica atual. E o de Dilma por 21%. Temer é apontado pelo responsável pela tragédia atual apenas por 16% do país.

Leia também: Pesquisa XP/Ipespe: 40% acham governo Bolsonaro ótimo ou bom

Esse resultado de alguma maneira pode explicar o resultado da eleição de outubro. O legado petista passou a ser considerado ruim por boa parte do povo brasileiro.

Além disso, outro dado surpreende. Lula tem nota média pior do que a de Moro e Bolsonaro, o que poderia ser até compreensível no atual momento político. Mas também pior do que a de Paulo Guedes.

Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

O dado que provavelmente mais vai ser explorado pela mídia é a aprovação do governo Bolsonaro. Ele tem 40% de ótimo é bom. Não é um resultado ruim, mas está longe de ser bom para um início de governo.

Veja também:  Censura a Miriam Leitão é ação da Ku Klux Klan ideológica tupiniquim

Nunca é demais lembrar que Lula teve 87% de ótimo e bom ao final do seu segundo mandato, em 2010.

Essa pesquisa deveria levar a direção do PT a uma reflexão séria, ela está perdendo a batalha pela inocência de Lula e pelo legado dos 14 anos do partido à frente do país.

E virar esse jogo vai exigir mais do que gogó e discursos efusivos.

Leia a pesquisa na íntegra aqui.

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum