Blog do Rovai

10 de maio de 2013, 23h49

TV Bandeirantes, onde estão as finalistas negras do concurso Miss Bahia?

Mas entre as finalistas do Miss Bahia, só uma das 30 candidatas é negra. Ou seja, 3,33. Neste site, é possível conhecê-las uma a uma. Mas na foto abaixo já é possível perceber claramente a cor das finalista

O Portal Correio Nagô divulgou em sua página no Facebook as candidatas do concurso Miss Bahia 2013, propondo: “Dê uma legenda para essa foto…”

Num dos estados brasileiros em que os negros e pardos são maioria, nenhuma candidata é negra.

A Bahia é o segundo estado com maior índice de negros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 76,2%. O Pará tem o maior índice de negros, 76,7%.

Mas entre as finalistas do Miss Bahia, só uma das 30 candidatas é negra. Ou seja, 3,33. Neste site,  é possível conhecê-las uma a uma. Mas na foto abaixo já é possível perceber claramente a cor das finalistas.

O Miss Bahia é organizado pela TV Bandeirantes local, que já foi motivo de um post neste blogue que teve grande circulação pelo grau de racismo e de desrespeito aos direitos humanos : “A repórter loira, o suposto negro estuprador e uma sequência nojenta“.

Há gente dizendo no debate do Facebook sobre esse fato, que não faz sentido caracterizar isso como racismo. Então isso só quer dizer que o juri do concurso acha que as brancas são muito mais bonitas do que as negras.

Veja também:  O que Reinaldo Azevedo quis "insinuar" para Dallagnol

Você conhece outra palavra para definir isso que não seja racismo?

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum