MÁRIO FRIAS

Governo Bolsonaro é: um secretário de Cultura como Mario Frias que fala "cobridos" ao invés de cobertos

“Devolver o quê, garoto? Eu tô trabalhando. Eu fui numa comitiva oficial. Custos têm que ser cobridos (sic)”, A frase dita no programa Pânico da Jovem Pan pelo secretário da Cultura Mario Frias resume o que é o governo Bolsonaro

Escrito en BLOGS el

Nos anos 80 virou febre principalmente entre as meninas um álbum de figurinhas cujo título era Amar é... Sinceramente não me lembro se as frases eram de bom gosto ou não, já que a percepção do universo feminino mudou muito (alvíssaras) dos anos 80 para cá. Mas a memória afetiva me diz que elas se tratavam de frases ingênuas e que grudavam que nem chiclete no universo romântico da época.

O secretário da Cultura do governo Bolsonaro, o charlatão Mario Frias, deve se lembrar desse álbum. Como era cultura pop e fácil de ler, afinal estava tudo ali desenhado, não era difícil que ele tenha acessado e dado de presente algumas dessas figurinhas para as meninas que queria encantar na sua época de menino.

Mas porque estou lembrando disso? Porque Mário Frias conseguiu sintetizar o que é o governo Bolsonaro numa única frase dita ontem num embate que teve com o jornalista Guga Noblat no programa Pânico da Jovem Pan.

Noblat perguntou a ele sobre os gastos de 39 mil reais com uma viagem para Nova Iorque cujo compromisso era encontrar com um lutador. Frias se indignou e retorquiu:

“Eu queria pegar você há 30 anos atrás (sic), o que você ia falar da roubalheira de quem você defende. Isso você não lembra, né? Os gastos todos são aprovados pelo Ministério do Turismo. Não tem nenhum gasto excessivo. E não vou ficar aqui discutindo com você, garoto”.

Guga Noblat não deixou barato e perguntou se Frias devolveu o dinheiro.

“Devolver o quê, garoto? Eu tô trabalhando. Eu fui numa comitiva oficial. Custos têm que ser cobridos (sic)”, devolveu o bolsonarista.

Custos têm que ser “cobridos”. Se Frias fosse ministro de qualquer outra pasta a frase já entraria para o rol das pérolas deste governo, mas o canastrão é secretário de Cultura. Não sabe falar corretamente e em duas frases comete dois erros crasos.

Isso de alguma forma é o retrato deste governo. Um bando não só de pessoas de direita, mas de ineptos. De ignorantes. De gente que num espaço onde prevalecesse a meritocracia (algo que eles tanto defendem) não teria destaque algum.

Quem é Mario Frias na fila do pão como ator? O que ele conquistou? Que reconhecimento tem dos seus pares? Isso vale para ele e para Damaris, Quiroga, Weintraub, Salles e toda essa escumalha que passou pelo “ministério técnico” de Bolsonaro.

A verdade é que a direita que Bolsonaro levou ao poder é além de tudo ignorante. Não é uma direita com projeto de poder e ideologia. É um pessoal oportunista, preconceituoso e inculto. Que por isso mesmo tem conseguido resultados horrorosos em todas as áreas. É também por isso que é absurdo que Bolsonaro tenha algo próximo de 25% a 30% nas pesquisas. Eles são muito ruins, muito ruins demais. É a turma dos “cobridos”.