Blog do Rovai

Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de fevereiro de 2019, 09h48

A culpa é do Flamengo. A culpa é da Vale

Colocar garotos para dormir em containers enquanto paga salários da ordem de 1 milhão de reais ao mês para vários jogadores do elenco profissional não permite chamar o que ocorreu de acidente. É algo na mesma lógica da Vale

Reprodução

A naturalização das tragédias criminosas no Brasil não estão acontecendo por acaso. Elas se devem à cobertura midiática farsesca que transforma crimes em acidentes. E que não dá nome aos bois porque tem relação comercial com os criminosos.

O que aconteceu em Brumadinho não se deve ao acaso ou a um erro qualquer. É algo que tem relação com a forma como a Vale é administrada para gerar lucros cada vez maiores aos seus acionistas. Seus sócios maioritários são de alguma maneira os assassinos dessas mais de 400 pessoas e de uma cidade quase inteira. Os engenheiros e técnicos que participaram da reunião que aprovou o risco mais baixo daquela barragem, idem.

A Vale não é sequer citada em muitas matérias. E mal está sendo investigada pelo que fez. Seus maiores acionistas não estão tendo seus nomes expostos pela mídia. Foram invisibilizados, como se não existissem.

Algo semelhante está acontecendo com essa nova tragédia criminosa do Flamengo. Há dezenas de clubes anunciando solidariedade ao co-irmão, ao invés de fazê-lo às famílias das vítimas. É como se o Flamengo e seus irresponsáveis dirigentes fossem vítimas também.

Coisa nenhuma.

Colocar garotos para dormir em containers enquanto paga salários da ordem de 1 milhão de reais ao mês para vários jogadores do elenco profissional não permite chamar o que ocorreu de acidente.

É algo na mesma lógica da Vale. Não vale gastar um centavo a mais com esses pé rapados. Se eles se tornarem algo no futuro a gente paga um salário decente. Fora isso, que se exploram. Que fiquem amontoados correndo todos os riscos num local que sequer tinha laudo de aprovação do corpo de bombeiros.

Que, pra lembrar de mais uma história dramática, a Boite Kiss também não tinha.

Enquanto o Brasil não tiver uma mídia mais séria e comprometida com a sociedade e não com o mercado e suas atrocidades, infelizmente continuaremos a ver vidas sendo eliminadas por lama, fogo e balas. Porque são vidas, em geral, de gente pobre que se vão nesses episódios. São vidas que não valem a precaução necessária e nem as denúncias que poderiam mudar o rumo das coisas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum