Mitos do Oriente Médio 1

Escrito en BLOGS el


"Os árabes são um povo do deserto."




Isso não era verdade no século VII, e continua a não ser verdade hoje. Na realidade, toda a percepção do mundo árabe a partir do deserto e dos seus habitantes nômades é uma distorção grotesca da realidade destas sociedades. Um exemplo disso é a utilização que acadêmicos árabes e ocidentais fizeram das teorias do escritos Ibn Khaldun (1332-1406), aplicando as conclusões sobre a sociedade nômade do Norte da África (uma sociedade brilhante nos seus tempos áureos) - que encontraram no seu Muqaddimah, ou Prolegômenos - ao mundo árabe contemporâneo como um todo. O mesmo seria caso usássemos uma descrição da vida rural inglesa do século XVII para explicar a Inglaterra moderna.
Uma versão mais contemporânea e adequada é a imagem do mundo árabe que nos é oferecida por escritores como T.E. Lawrence, St. John Philby, Wifred Thesiger e outros, os chamados especialistas da Península Arábica na literatura inglesa de viagens.
Esses homens podem ter sido exploradores corajosos e muito valentes, mas dizem-nos pouco acerca do mundo árabe moderno, ou mesmo da Península Arábica; a maior parte das pessoas da Península não são nômades, mas sim trabalhadores agrícolas (Iêmen, Omã) ou habitantes das cerca de oito maiores cidades maritimas e cosmopolitas situadas na costa da Península, da cidade do Kuwait, no Nordeste, passando por Manama, Dubai, Muscat, Mukalla, Áden e Hodeida, até Jeddah, no Sudoeste.
Um fator que poderá contribuir para alimentar este mito é a confusão que envolve duas palavras fortes, mas mal definidas: «deserto» e «tribo». Estritamente falando, a palavra «deserto» refere-se a um lugar onde não existe qualquer tipo de vegetação, pelo que serviria para referir apenas 1/4 da Península Arábica. Na linguagem convencional, no entanto, abrange somente áreas de terra que deveriam ser mais precisamente designadas por estepes, terras semiáridas, descampados ou terrenos arbustivos.
Da mesma maneira, a associação dos dos árabes com o «deserto» é auxiliada pela confusão de categorias distintas, a saber, «nômade», «beduíno» (que pode ter residencia fixa) e «tribo», termo este que tanto pode ser aplicado à camponeses sedentários como aos modernos habitantes das cidades. 

A série "Mitos do Oriente Médio" é baseada na obra «100 Myths about the Middle East» de Fred Halliday.