O culto ao ódio e os duplos padrões

Escrito en BLOGS el


Morreu ontem Ovadia Yosef, rabino ultra-ortodoxo, acadêmico religioso, fundador do partido fundamentalista Shas, e autoridade em Direito Judaico.
Extremista e advogado do ódio, dificilmente pode ser encarado como uma perda para alguma coisa, a não ser, claro, que seja um sionista, ou um lunático como o mesmo.

Hoje e ontem, jornais do mundo todo (inclusive Brasil e Portugal), fizeram seus obituários destacando o exemplo, a sabedoria e a influência de tal líder. Não atrás, líderes de Israel e de outros países também percorreram a via do luto e do tributo.
O ex-presidente Peres sentiu, ao se despedir de Yosef, que se despedia de parte da história, e o primeiro-ministro Netanyahu sente que perdeu "o homem mais sábio de sua geração no país". Diz muito.
Mas quem melhor para expôr o "homem", se não o mesmo?
Algumas palavras de conhecimento de mais esse exemplo para o ocidente:


- " Os gentios (não-judeus) existem para nos servir. Sem isso, eles não tem função nesse mundo; Apenas para servir o povo de Israel"

- "Para que os gentios são necessários? Eles plantarão, eles colherão. Nós sentaremos como mestres e comeremos. Para isso é que os gentios foram criados."

- "Se um gentio se ferir em um acidente de carro durante o Sabbath, e for trazido para o hospital - Israel não deve o tratar."

- Em 2010 sobre a Autoridade Palestina e os palestinos: " Abu Mazen e todas aquelas pessoas diabólicas deveriam ser destruídas desse mundo", e "Deus deveria os lançar uma praga, à eles e aos palestinos."

- Em 2001 quando pediu a aniquilação de todos os Árabes: "É proibido ser misericordioso com eles";  "Vocês devem os mandar misseis e os aniquilarem. Eles são ruins e condenáveis."

- Sobre muçulmanos: "Eles são estúpidos. São tão feios quanto a sua religião."

- Aquando dos acordos de Camp David, sua posição sobre a paz com palestinos era: "Que tipo de paz é essa? Você está trazendo "cobras" para o nosso lado. Nós faremos paz com "cobras"?"

- "Mulheres deveriam cozinhar e não se meter em assuntos da Torah"; "O conhecimento de uma mulher é apenas costura."

Para se entender é o servilismo de grande parte da imprensa internacional à dedicar tributos maquiados desse sujeito. Por muito menos, e com razão, "autoridades" de outras religiões foram ridicularizados e expostos sem misericórdia. Onde estão os ateus, as feministas, os seculares, e os ativistas LGBT? Afinal, qual a diferença?
Sempre há quem argumente que é oportunismo criticar a figura, já que seria apenas um simbolismo e não representa toda uma sociedade, ou uma ideologia.
Mas aí, provavelmente os líderes daquele país, os membros de um dos partidos mais influentes na Assembléia, e as mais de 700.000 pessoas que atenderam ao funeral discordem.