ONU lança campanha no Brasil por refugiados palestinos

Escrito en BLOGS el


(Via Agência de Notícias Brasil-Árabe)

Por Aurea Santos
A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês) lança, na segunda-feira (30), em São Paulo, uma campanha de arrecadação de fundos para a compra de equipamentos médicos para atender a cinco milhões de palestinos que vivem como refugiados. O evento de lançamento da campanha acontece na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, das 15h às 16h30, com a presença do comissário geral da UNRWA, Filippo Grandi, e é aberto ao público.


Atualmente, existem cinco milhões de palestinos vivendo em campos de refugiados dentro de seu próprio território, na Faixa de Gaza e Cisjordânia, e também no Líbano, Jordânia e Síria. “Há muitos problemas de saúde com os refugiados”, destaca Riad Younes, coordenador de Oncologia Cirúrgica do Hospital São José e vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe.

“Serão comprados aparelhos de ultrassom e controle da diabetes. O dinheiro também servirá para a formação de um sistema que interligue os centros de saúde dos diferentes acampamentos. Os refugiados mudam de um país para o outro, e o sistema servirá para que o prontuário médico não se perca, para que se saibam quais doenças o refugiado tem e ele continue recebendo cuidados”, explica o médico.

Segundo Younes, são necessários R$ 1,1 milhão para a compra destes equipamentos. “É o mínimo necessário para atender aos cinco milhões de refugiados”, ressalta. A campanha terá vigência de dois meses e as contribuições poderão ser depositadas em uma conta bancária das Nações Unidas aberta especificamente para receber as doações aos palestinos. Quem quiser ajudar, pode depositar sua contribuição no Citibank, banco 745, agência 008, conta corrente 96910550.

No final da campanha, haverá um evento de encerramento, no qual todos os recursos arrecadados serão entregues à UNRWA. Posteriormente, relata Younes, será feita uma prestação de contas sobre a aplicação do dinheiro doado.

Ajuda brasileira

A campanha pela arrecadação de fundos para auxílio médico dos refugiados palestinos não está sendo feita no Brasil por acaso. Desde o inicio dos anos 2000, Younes vem desenvolvendo um trabalho de levar a medicina brasileira aos países do Oriente Médio. Foi durante uma destas viagens que se levantou a ideia de fazer uma campanha com os brasileiros para arrecadar fundos para os refugiados da Palestina. “Eu tive várias reuniões com a Unrwa. A Câmara Árabe têm várias ações que tentam ajudar na área da saúde. Estas ações contam também com o apoio do governo e de hospitais do Brasil”, explica o médico.

Além do lançamento da campanha em São Paulo, Grandi tem outros compromissos em sua agenda no Brasil, que incluem encontros em Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Nos dias 01 e 02 de outubro, em Brasília, o comissário-geral deve se encontrar com diversas autoridades, incluindo o vice-presidente do País, Michel Temer; o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores para África e Oriente Médio, Paulo Cordeiro; a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; e senadores e deputados federais, membros das comissões de relações exteriores da Câmara de Deputados e do Senado.

Na quarta-feira (03), em Porto Alegre, Grandi se encontrará com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e visitará um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outras atividades.

No dia 04, Grandi estará no Rio de Janeiro, onde irá ministrar uma palestra sobre o conflito na Síria e o impacto na situação dos refugiados da Palestina na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Às 11h30, o comissário-geral receberá jornalistas em coletiva de imprensa no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), para fazer um resumo de sua viagem.

Serviço:

Lançamento da campanha de arrecadação de fundos em favor da UNRWA
Com a presença de Filippo Grandi, comissário-geral da agência
Dia 30 de setembro, das 15 às 16h30
Local: Câmara de Comércio Árabe Brasileira - Avenida Paulista, 326, 11º andar – São Paulo
Estacionamento conveniado e gratuito na rua Teixeira da Silva, 204