Para comer 3

Escrito en BLOGS el


Harira Maghribiya  ????? ??????

Esta é uma sopa rica e aromatizada, muito tradicional e com origem na região do Maghreb, composta pela Mauritânia, Saara Ocidental, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.
A sopa usualmente é servida como entrada, e em especial é popular durante o mês do Ramadã, podendo tanto compor o Suhoor (refeição ao nascer do Sol), quanto o Iftar (refeição ao pôr do Sol) .
Essa receita é a versão marroquina, e pode-se substituir o arroz por lentilhas.  
Ingredientes (porção para 4 pessoas)
300 g de carne de cordeiro cortada em cubinhos 150 g de grão de bico 1 cebola grande 2 dentes de alho 1 maço pequeno de salsa 1 maço pequeno de coentro 1/2 colher de cafe de gengibre em pó 1 pitada de pistilos de açafrão moídos1 pau de canela 2 colheres de sopa de azeite 6 tomates 150 g de arroz 2 colheres de sopa de farinha suco de 1 limão sal e pimenta do reino


Modo de preparo
Na véspera , coloque o grão de bico de molho em uma tigela com água fria. No dia, descasque e pique fino a cebola. Descasque os dentes de alho; amasse-os . Lave e enxugue a salsa e o coentro; pique-os fino. Coloque o azeite , a carne, a cebola, o alho, o grão de bico, a metade das ervas, o açafrão , o gengibre e a canela em uma caçarola grande. Tempere com sal e pimenta. Deixe dourar mexendo durante 15 minutos,depois cubra com 1,5 litro de água. deixe ferver durante uma hora.. Afervente os tomates durante 15 segundos. Retire-lhes as peles e as sementes. bata-os no liquidificador. Adicione o restante das ervas picadas e 500 ml de água. tempere com sal e pimenta. Coloque o suco de tomate com ervas e o arroz na caçarola e deixe cozinhar em fogo brando durante 10 minutos. Dissolva a farinha em um copo com água e adicione a sopa. cozinhe por mais 15 minutos em fogo médio, sem parar de mexer. Adicione o suco de limão, misture e sirva bem quente.