Lula: mais um prêmio, mais uma homenagem

Escrito en BLOGS el

Hoje, mais uma vez o filho teimoso de dona Lindu será homenageado e receberá mais um prêmio.

Este blog já está cansando de tanto anunciar prêmios para o ex-metalúrgico e presidente da República que faz a cada dia os brasileiros se orgulharem mais e mais do Brasil.

Talvez ações como esta registrada na imagem abaixo seja uma pista para entender tanto popularidade internamente e tanto prestígio no exterior.

[caption id="attachment_2270" align="aligncenter" width="546" caption="Presidente Lula durante cerimônia de entrega de títulos provisórios de terras e licenciamento ambiental para 3,7 mil agricultores familiares da região de Tomé-Açu (PA). Foto: Ricardo Stuckert/PR. Fonte: blog do Planalto"][/caption]

Quem diria, não? Que além de calar a boca de todos detratores reunidos em uma oposição mesquinha e inclinada a golpes, sustentada por uma imprensa sem qualquer credibilidade, Lula faria um governo tão significativo a ponto dos grandes meios de comunicação no exterior dedicarem-lhe capas e muitas indicações de personalidade do ano e instituições respeitadíssimas no mundo ter como modelo projetos de seu governo para ser implantados em outras regiões do planeta? Quem diria...

Lula será homenageado pelos esforços no combate à fome

10/05/2010

Renata Giraldi Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje (10) o prêmio Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome concedido pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), vinculado às Nações Unidas. Na ocasião, Lula abre as discussões da reunião Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Itamaraty.

Na reunião com os representantes dos países africanos, ministros e especialistas discutirão alternativas para a promoção da agricultura, da segurança alimentar e do desenvolvimento rural. O objetivo é intensificar a cooperação entre o Brasil e os países africanos. De acordo com o Itamaraty, a cooperação técnica com a África tem aumentado nos últimos anos.

Apenas os países africanos recebem atualmente cerca de 60% dos recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) destinados à cooperação internacional. Há 50 projetos na área de segurança alimentar operados pela ABC em 18 países africanos.

Paralelamente, Lula será homenageado. Para os integrantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro desempenha um trabalho ativo nos esforços e na execução de programas internos e apoio às ações externas, em outros países, no combate à fome. Um dos  destaques foi a atuação brasileira na cooperação com o Haiti – devastado depois do terremoto de 12 de janeiro.

Representantes das Nações Unidas pretendem visitar os projetos executados por meio do programa Fome Zero em Brasília e em outras capitais brasileiras. Eles se interessam também pelo programa da merenda escolar. De acordo com os especialistas estrangeiros, o programa incentiva a presença de crianças e  adolescentes nas salas de aula.

No último mês, o presidente foi eleito pela revista norte-americana Time como o líder mundial mais influente. Em uma relação de 100 nomes, o brasileiro liderou o ranking. Pelo texto do cineasta norte-americano Michael Moore, Lula se destaca pela prática de programas sociais, como o Fome Zero.

Em 2009, os jornais Le Monde, da França, e El País, da Espanha, escolheram Lula como personalidade do ano por sua atuação de liderança na América Latina.

Edição: Graça Adjuto