Halper: Israel mantém palestinos próximos à linha da fome.

Escrito en BLOGS el

Reproduzo vídeo com a entrevista de  Jeff Halper, ativista, antropólogo, co-fundador e coordenador do Israeli Committee Against House Demolitions (ICAHD).

Infelizmente a entrevista é em inglês, a tradução meia boca que fiz tenta chamar atenção para as principais denúncias feitas por Halper.

Segundo o ativista as políticas israelenses de controle em Gaza e Cisjordânia mantêm os palestinos próximos  à inanição. O bloqueio é uma tentativa de Israel de quebrar a resistência palestina. Ele denuncia a crise humanitária dos palestinos em Gaza onde dois terços da população vivem  em estado de insegurança alimentar de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

Halper afirma que mais de 10% das crianças palestinas sofrem de desnutrição crônica,  que alimentos como banana, chocolate, feijão e carne fresca são proibidos em Gaza e que os palestinos de Gaza recebem metade das calorias necessárias para terem uma vida saudável.

Para Halper os bebês são os que mais sofrem, porque as gestantes apresentam deficiência de ferro no organismo.

As denúncias do ativista são gravíssimas. Segundo ele, as ações de Israel em Gaza e na Cisjordância são um experimento controlado: manter os palestinos próximos da  inanição para puni-los e quebrar a sua resistência.

Fonte: RT.com