Ato pela democracia e contra o golpismo midiatico

Escrito en BLOGS el

Vivemos dias curiosos de uma enorme inversão.

Grandes grupos midiáticos, monopolizados, estrilam enlouquecidamente contra a rede, a blogosfera, as centrais sindicais, os movimentos sociais - que são sempre criminalizados na cobertura jornalística desses veículos. Eles nos acusam de sermos chapa branca,  de receber dinheiro do governo federal para expressar o que expressamos nos nossos blogs.

Essa acusação cabe bem ao acusadores: o NaMarianews mostra como é prática de alguns jornais e revistas fazerem polpudos acordos com governo estadual em São Paulo. Talvez isso explique porque o governo do estado de São Paulo seja quase invisível na mídia paulistana, blindado ao extremo.

Não é o nosso caso, este e outros blogs de esquerda estão cheio de críticas aos governos sejam esses federal, estadual ou municipal. E os mervais da vida sabem que não somos chapa-branca, pois se tivessem uma prova mínima de que recebemos um tostão do governo federal para pensar e nos expressar já tinham estampado na primeira página de seus jornais.

Esse modo leviano de fazer o jornalismo atual, partidarizado e vendido como isento é o que nos mobiliza hoje a ir ao ato pela democracia, às 19 horas na Sede do Sindicato dos Jornalistas.

Na atualidade, a grande imprensa em peso adotou um modo de fazer jornalismo que é o de acusar sem provas em defesa de um lado da campanha eleitoral na tentativa de levar as eleições para o segundo turno, tal como ocorreu em 2006.

É uma grande pena não termos uma verdadeira imprensa, isso sim enfraquece a democracia, pois uma imprensa que abre mão de fazer jornalismo, que escolhe desavergonhadamente um lado partidário para atacar e outro para defender deixa de ser imprensa, vira assessoria de comunicação de um partido político.

É um pouco sobre a tristeza de viver esses dias de vergonha alheia que comento na entrevista que dei hoje para o Colibri na Rede Brasil Atual: Conceicao,_ato_em defesa_democracia