Brasileiros em risco na Líbia, envie mensagens de apoio ao Itamaraty

Escrito en BLOGS el
Por favor, divulgue este apelo para os seus contatos.
Brasileiros encurralados pelos protestos na Líbia pedem ajuda ao Itamaraty Por: Rogério Tomaz  JR no Conexão Brasília-Maranhão 21/02/2011
Onda de protestos nos países árabes chega à Líbia, governada desde 1969 por Khadafi

Benghazi é o principal foco da oposição ao governo de Khadafi.

Boa parte dos brasileiros são funcionários da construtora Queiroz Galvão e seus familiares. Um avião fretado pela empresa já está na capital, Trípoli, a espera de autorização para pousar em Benghazi para trazê-los de volta ao Brasil.

Um grupo de funcionários da Queiroz Galvão está dividido entre a casa de um diretor da construtora e um hotel. Aparentemente, tanto a casa quanto o hotel estão situados em regiões não afetadas pelos protestos contra o governo, mas a situação é muito tensa, especialmente para os familiares aqui no Brasil.

Por conta dos protestos, há dificuldades para renovar o estoque de água e comida, além de problemas com as telecomunicações.

Nesse grupo está um grande amigo meu de infância, André Carvalho (36 anos), engenheiro pernambucano. Junto com ele, o pai da querida amiga Mariana Hansen, jornalista carioca, Roberto Roche Moreira, que está com sua esposa, Débora Kloeppel, e os dois filhos, Marina Roche Moreira (16 anos) e Bernardo Roche Moreira, de apenas 5 anos.

O Itamaraty está buscando viabilizar a saída dos brasileiros do solo líbio, mas a burocracia local também exige visto de saída para que as pessoas deixem o país.

Quem puder enviar enviar mensagens de apoio ao Itamaraty, que podem servir de estímulo para uma ação urgente, os canais são os seguintes:

Facebook: http://www.facebook.com/itamaraty

Twitter: http://twitter.com/mrebrasil

e-mail: [email protected]

Fax: (61) 3411-8821

Abaixo segue mensagem enviada pela Mariana Hansen.

Amigos, Como alguns sabem, meu pai é funcionário da Queiroz Galvão e está em Benghazi, a principal cidade de protestos contra a ditadura na Líbia. Ele, meus dois irmãos mais novos e minha madrasta, estão presos no país, sem autorização para sair, assim como outros brasileiros. Hoje, eles estão em uma casa, com mais 50 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, esperando pelo visto de saída. A água e a comida estocada não vai durar para sempre e eles precisam da nossa ajuda para pressionar o Itamaraty a conseguir um plano B para tirá-los de lá. A cada hora que passa, a situação só piora e eu temo pela segurança deles. Estou nesse trabalho de formiguinha para divulgar a presença desses brasileiros em Benghazi e pressionar as autoridades a fazerem mais. A Queiroz Galvão já fretou um avião e depende de uma autorização para pousar em Benghazi e tirar os brasileiros. Por favor, quem puder, me ajude. Twitter, Facebook, Orkut, email pro Itamaraty, tá valendo tudo. O nome do meu pai é Roberto Roche Moreira, minha irmã é Marina Roche Moreira (16 anos), meu irmão é Bernardo Roche Moreira (só com 5 anos), e minha madrasta é Débora Kloeppel. Muito obriagada pela atenção! Espero que possam me ajudar! beijos Mariana *****