Vittorio Arrigoni seu assassino é um inimigo da paz, inimigo da causa palestina

Escrito en BLOGS el

Homenagem de Carlos Latuff ao ativista italiano Vittorio Arrigoni, assassinado em Gaza, abaixo o mesmo cartaz nas mãos de manifestantes em Jerusalém Oriental. Um manifestante segura um cartaz condenando o assassinato do ativista italiano Vittorio Arrigoni em Gaza durante um protesto para mostrar solidariedade com os palestinos contra um assentamento judaico no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, 15 de abril de 2011.

Leia também o belíssimo texto de Refaat Alareer, professor de Literatura e escrita criativa na Universidade Islâmica, em Gaza. Ele bloga aqui

Salafistas sequestram e executam pacifista italiano em Gaza Agência AFP, via Notícias Yahoo

15/04/2011

Um grupo salafista sequestrou nesta quinta-feira e executou o pacifista italiano Vittorio Arrigoni, anunciou o Hamas, que prometeu perseguir os autores do que chamou de "crime odioso", inédito no território palestino autônomo.

O corpo do cidadão italiano foi encontrado na madrugada desta sexta-feira. "O italiano foi executado por asfixia e seu corpo encontrado em uma rua da Cidade de Gaza", declarou à AFP um porta-voz dos serviços de seguraça do Hamas, o movimento islâmico que controla a Faixa de Gaza.

Vittorio Arrigoni, jornalista e militante do movimento pacifista pró-palestino International Solidarity Mouvement (ISM), teve seu sequestro anunciado na tarde de quinta-feira por militantes do grupo salafista, que exigiam a libertação de seus camaradas detidos pelo Hamas.

Em um vídeo exibido no YouTube, os autores do sequestro ameaçavam executar Arrigoni caso o Hamas não libertasse seus companheiros salafistas, incluindo o chefe do grupo Tawhid wa al-Jihad, preso em março.

"Sequestramos o italiano Vittorio e exigimos do governo de (Ismail) Haniyeh que liberte nossos prisioneiros, começando pelo xeque Hisham Al Sueidan. Se não responderem (...) em 30 horas a partir das 11H00 (05H00 Brasília) de 14 de abril, executaremos o prisioneiro".

O grupo se identifica como as "Brigadas do Companheiro Heróico Mohamed ben Muslima".

Hisham Al Sueidan, oriundo do campo de refugiados de Nusseirat, foi detido em março passado pelas forças de segurança do Hamas.

Al Sueidan era ligado a Abdelatif Mussa, líder do pequeno grupo salafista Jund Ansar Alah, que morreu em confronto com a polícia do Hamas em 15 de agosto de 2009, durante a tomada de uma mesquita de Rafah.

Os grupos palestinos de Gaza que se definem como "salafistas" - favoráveis à volta dos costumes originais do Islã - acusam o Hamas de debilidade diante de Israel e na imposição da lei islâmica.

Existem ao menos cinco grupos deste tipo na Faixa de Gaza (Jaich al Islam, Jund Ansar Alah, Tawhid wa al-Jihad, Jaich al Uma e Ansar al Suna), que reúnem centenas de membros.

O porta-voz do ministperio do Interior do Hamas, Ihab Al Ghussein, condenou o "crime atroz", que segundo ele "não reflete nossos valores, nossa religião, nossos costumes e tradições". Também disse que a lei será aplicada aos autores.

Desde a autonomia do território, em 1994, nenhum refém estrangeiro foi executado.

As forças de segurança identificaram um membro do grupo, que entregou outros integrantes e mostrou o local do cativeiro do ativista, segundo o porta-voz.

"Condenamos este crime odioso e manifestamos toda nossa solidariedade com a família da vítima", declarou à AFP o principal negociador da Autoridade Palestina, Saeb Erakat.

O ministério italiano das Relações Exteriores condenou em um comunicado o "bárbaro assassinato" e denunciou "um gesto de violência vil e irracional".