O Brasil não é o país da impunidade, para os jovens pretos das periferias é um dos países mais punitivos do mundo

Escrito en BLOGS el

Acho as críticas de Freixo (ver no vídeo abaixo) muito pertinentes, não há como discordar dele sobre as terríveis condições do sistema prisional.

O que não dá pra engolir são discursos caricatos como o de Floriano Pesaro, vereador reeleito pelo PSDB na cidade de São Paulo. Ele está há dias chamando Dilma de incompetente nas redes sociais como se o PSDB e as prisões dos estados governados pelo PSDB fossem a coisa mais maravilhosa do mundo.

Em 2002, durante a campanha para as eleições presidenciais  Serra repete a frase mais reacionária da direita brasileira "Direitos Humanos pra Humanos Direitos" e há muito que o PSDB não só relativiza os direitos humanos como adota isso como bandeira em suas campanhas: nestas eleições municipais o PSDB elegeu policiais militares em Salvador e na cidade de São Paulo com várias mortes no currículo.

Não é apenas ridícula tal manifestação de Pesaro, este oportunismo barato, esse cinismo tucano é desrespeitoso em relação aos mortos das periferias paulistanas, fruto de uma segurança pública falida.

Vivemos em São Paulo novamente uma guerra entre polícia militar e crime organizado cuja maior vítima é a população pobre das periferias . Muita vergonha alheia de políticos tão demagógicos. O sujo emporcalhado falando do mau lavado

"O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira (13/11/12) que 'preferia morrer' a ficar preso um dia no sistema penitenciário brasileiro.

Quando o ministro diz isso entendo que ele teve um surto de sinceridade. Eu trabalhei por mais de 15 anos dentro das prisões dando aula e fazendo trabalho de prevenção da Aids. Se tem uma coisa que conheço de perto é esse massacre humano, um retrato de todas as contradições que a sociedade tem.

No que diz respeito ao grau de escolaridade dos presos brasileiros 5% são analfabetos, porém 46% apenas têm ensino fundamental incompleto, 0,7% tem nível superior incompleto e 0,4% tem ensino superior completo. Daí talvez a estranheza de muitos ao ver o julgamento do mensalão, porque há uma quebra de um paradigma. Mas é inadmissível que essa fala do ministro não venha acompanhada de autocríticas e de ações concretas para que as prisões deixem de ser espaço de horrores.

Entre 95 e 2009 a população carcerária brasileira cresceu 318%. Não acompanhou o crescimento da população, não. A proporção é absurda! O Brasil é a quarta população carcerária do mundo. No Brasil se prende muito. Não é o país da impunidade. A impunidade é para alguns setores -- da política. Pros pobres, é um dos países mais punitivos do mundo. Quem tá preso é jovem, pobre, negro e morador de periferia. Só esses que cometem crime ou só os crimes cometidos por esses é que geram privação de liberdade? Esse é o debate que o ministro tem que fazer e assumir. E não dizer que não passaria um dia lá", disse Marcelo Freixo, nesta quarta-feira (14/11/12), no plenário da Alerj.

Leia também:

Abaixo-assinado Parem de matar! Manifesto de repúdio à violência da política de segurança em São Paulo

Nos últimos 20 anos, a população carcerária do país cresceu 350% até chegar a mais de meio milhão de presos, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia

“Cada sociedade tem a policia que quer ter, a polícia que paga para ter”

Convocatória: FRENTE AMPLIADA E UNIFICADA CONTRA O GENOCÍDIO DE POBRES, PRETOS E PERIFÉRICOS-SP

Tucano, ‘morador da Vila Madalena’ no divã: “Governo Alckmin acabou”

Davis Sena Filho: Gilmar ataca Dilma e culpa o governo pela violência em São Paulo

De 2001 a 2005 o estado de São Paulo pouco investiu na polícia técnico- científica, enquanto a PM consumiu 58% dos recursos

Camila Nunes Dias: Crise expõe esgotamento do modelo de segurança em São Paulo

Breve dossiê revela: onda de assassinatos que apavora Estado foi iniciada e radicalizada pela PM. Governo Alckmin omite-se. Mídia silencia

Moradores das periferias de SP: os mais vulneráveis à violência institucional e ao crime organizado

Alckmin que fala grosso com Pinheirinho é sujeito oculto na cobertura da Globo sobre a violência em SP

Será que os policiais assassinados nas últimas semanas e também os trabalhadores reagiram, governador Alckmin?

Maria Rita Kehl: Estado Violência, Alckmin usa a mesma retórica dos matadores da ditadura

Escalada de violência em São Paulo: Segurança Pública é um dos Direitos Humanos

Governos federal e de São Paulo criam agência integrada para conter violência no estado

Laudo da Polícia Civil derruba o “quem não reagiu está vivo” do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

Em 25 dias 170 mortes em São Paulo: 20 agentes do Estado, 150 civis jovens, pobres, negros e periféricos

Cut: Genocídio da Juventude Negra ___________ Publicidade