Raquel Recuero: POR QUE O FACEBOOK DEVERIA TER MEDO DO APP LULU?

Escrito en BLOGS el

Primeiro a Juliana falou dos problemas éticos que mercantilizam as relações em seu texto sobre o APP Lulu: Juliana Bueno baixa o aplicativo Lulu e faz sua avaliação: Por que estamos usando isso?

Depois Tatiane Pires falou dos problemas de segurança e a comercialização dos seus dados: Tatiane Pires sobre o Lulu: Mulheres, não se deixem enganar: nós somos o produto!

Agora a professora Raquel Recuero mostra a total exposição das pessoas, mesmo que elas não usem o APP Lulu, o app infringe as regras do Facebook de todas as formas possíveis. Isso vai dar muito processo e será bem-feito que dê, tanto para o Facebook, como para o Lulu.

POR QUE O FACEBOOK DEVERIA TER MEDO DO APP LULU? Por: Raquel Recuero, em seu blog

26-11-2013 iphone5_2-645x611.png A essas alturas, todo mundo que tem um perfil no Facebook já ouviu falar do Lulu, o app onde as pessoas (mulheres) podem ranquear e descrever os homens com os quais saíram (ou não). Não vou entrar aqui na discussão sobre a idiotice ou não do app e do "empoderamento" ou não, essa matéria da Forbes já faz isso muito tem. Minha questão é outra: por que o Facebook deveria ter medo do Lulu?

O Lulu funciona como todos os apps que usam o Facebook Connect. Então cada vez que uma mulher faz o registro na ferramenta, ele importa os dados dos amigos/contatos que ela tem no Facebook. Vocês todos, quando instalam um app no Facebook, dão ao app poderes quase totais e irrestritos sobre a conta de vocês. E o Facebook deixa isso bem claro nas telas onde pergunta essas coisas todas na hora da instalação (que ninguém lê). Na prática, isso significa dizer que o app tem acesso a quase tudo o que você tem quando entra na sua conta. Inclusive, e aqui está a questão, aos seus amigos que NÃO instalaram o app. Aí está a perversidade da coisa: Mesmo que sua conta seja privada, aquilo que está disponível para a conta alheia pode ser, na prática, acessado/armazenado pelo app alheio.

Esse é um dos grandes problemas do fato do Facebook usar desenvolvedores: terceiros têm acesso aos dados publicados pelas pessoas. Embora esse problema de privacidade seja histórico, é a primeira vez que ele está vindo a tona com força. No Lulu, os usuários estão tendo seus dados armazenados e expostos em outra ferramenta sem autorização. Como o Lulu bate direto naquilo é que o grande capital da nossa era, a reputação, as pessoas estão em pânico. Um comentário maldoso, um comentário engraçadinho ou mesmo um comentário que exponha a vida de alguém, mesmo que de forma não intencional, pode ter dados sérios. E sim, o app infringe as regras do Facebook de todas as formas possíveis.

E aí chego no meu ponto. Há duas maneiras de fugir do app, para aqueles que não desejam ser expostos:

1) tentar logar e dizer ao app que vc não quer estar lá (o que não funciona com frequência e dá ao app acesso também à sua conta) ou... 2) sair do Facebook. Sim, e aí está o problema para o Facebook. Quando apps que expõe seus usuários desta maneira começarem a pipocar com força (não se enganem, já pipocam), e a mídia sobre esses riscos também está em alta, a segunda opção vai começar a ficar mais atraente. O Lulu tem atenção da mídia e está popularizando o modo através do qual ele obtém os dados de quem sequer sabe que está nele e, pela primeira vez, está trazendo a tona de forma mais global o problema sério que é a privacidade dos dados no Facebook.  O Lulu está fazendo com que as pessoas compreendam melhor que, na rede, nao adianta nada você se proteger porque os outros podem te expor.

E trazendo esse problema diante do valor que as pessoas mais prezam e que mais seriamente pode ser comprometido hoje na internet: a reputação. Em um momento onde o próprio Facebook está perdendo usuários e as reclamações sobre o conteúdo e a filtragem são cada vez maiores, que a discussão sobre como os dados são usados no Facebook ganhe espaço é preocupante. Isso pode implicar, muito rapidamente, em perda de valor em "estar" no Facebook e uma saída em massa da ferramenta. O Lulu não vai ser a causa imediata (até porque suspeito que não vai conseguir sobreviver usando o FC por muito tempo). Mas ele está plantando na cabeça das pessoas a compreensão dos efeitos de não se ter privacidade na ferramenta e a semente do medo de não se ter controle sobre os próprios dados.